A LEI 10.639/2003

REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55470/editora.978-65-87634-18-0

Palavras-chave:

Educação, Ciências Humanas, Sociedade

Resumo

SUMÁRIO

 

OS 20 ANOS DA LEI 10639/2003 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES................. 13

Alcione Santos de Souza

Paula Roberta S. F. de Jesus

Lívia Barbosa Pacheco Souza

Luciana da Silva de Araújo

Fabricia Ribeiro Gontijo

Rayssa Cristina Veiga Campos

Ricardo Ferreira Vale

Ana Cláudia de Lima Linhares

Seila Cristina de Oliveira Taver

 

POSSIBILIDADES NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NA CONSTRUÇÃO ÉTNICO-RACIAL  37

Lívia Barbosa Pacheco Souza

Bruno Oliveira Santos

José Anderson Bastão Veloso

Rayssa Cristina Veiga Campos

Ricardo Ferreira Vale

Elizabeth Orofino Lucio

Cátia Cilene Diogo Goulart

 

 

 

METODOLOGIAS PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10639/2003........................... 61

Ricardo Ferreira Vale

Magna Sales Barreto

Cristiane Pereira Lima

Patrícia Pereira N. Queiroz

 

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: RESULTADO DE HISTÓRICO DE LUTA.............. 85

Jefferson Florencio Rozendo

Alcione Santos de Souza

Rayra Chrystina Veiga Campos,

Seila Cristina de Oliveira Taver

Ricardo Ferreira Vale

Fabiana Helena da Silva

Giuliano Pablo Almeida Mendonça

Cátia Cilene Diogo Goulart

Ailton Leal Pereira

 

A LEI 10.639/2003 E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)........... 108

José Anderson Bastão Veloso

Giuliano Pablo Almeida Mendonça

Creide do N. Silva de Paula Azevedo

Pilar Cordeiro Guimarães Paschoal

Alexssander Gonçalves de Lima

Cátia Cilene Diogo Goulart

Magna Sales Barreto

Ricardo Ferreira Vale

 

REFLEXÕES SOBRE A OBRA “EXPERIÊNCIAS ÉTNICO-CULTURAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.................... 129

Luana Laline Rodrigues Delfino

Cristiane Pereira Lima

Estefani Pinto Diogo Resende

Ricardo Ferreira Vale

Reumally Nunes de Oliveira

Cátia Cilene Diogo Goulart

Alexssander GonçLalves de Lima

Magna Sales Barreto

 

EDUCAÇÃO LITERÁRIA E AS DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL À LUZ DA INTERSECCIONALIDADE ENTRE RAÇA E GÊNERO................... 99

Jeferson Luís Lima da Silva

Wagner Antonio Junior

Lívia Barbosa Pacheco Souza

José Anderson Bastão Veloso

Ricardo Ferreira Vale

Patrick Muniz Ataliba 

Marcela Mary José da Silva

Samira Borges Ferreira

 

REFERÊNCIAS...................... 193

Biografia do Autor

Yuri Miguel Macedo, niversidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor Honoris Causa - OCB (2022), pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), atua nos seguintes temas: Identidade, Cultura, Classe, Gênero, Educação Inclusiva, Educação, Devoções, Transversalidade, Africanidades e Ancestralidade. Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Transversal (UFES) e do Grupo de Pesquisa Erê-Ecoa (UFES). É pesquisador associado ao Grupo de Pesquisas em Linguagens, Poder e Contemporaneidade (IFBA) ; Espaços Deliberativos e Governança Pública (UFV/CLACSO) e Educação para as relações étnico-raciais, territorialidades e novas mídias (UFES). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Société Internationale d?Ergologie (SIE) e Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).

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Publicado

2023-02-10

Edição

Seção

Obra Completa