MEMÓRIAS E AFETOS DO PROJETO MASTER

relatos e resgate da Escola Pública de Mato Grosso do Sul (1989-1992)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55470/editora.978-65-87634-22-7

Palavras-chave:

Educação, Ciências Humanas, Sociedade

Resumo

Esse livro é fruto de todo o processo de investigação realizado entre os anos 2014 e 2016, é onde os discursos perpassam os sentimentos e afetos de cada entrevistado para a consolidação da dissertação intitulada "A GOVERNAMENTALIDADE NO PROJETO MASTER". Insta salientar que, as vivências e escutas se consolida em um outro volume da investigação que constitui-se no processo de estudo visando avaliar o contexto em que são forjadas as políticas educacionais, em um campo de conflitos e contradições, que extrapolam discussões com atenção apenas nas análises referentes à prática pedagógica em seus limites da instituição escolar, fazendo uma reflexão a partir da ação da governamentalidade, conforme pressuposto metodológico de Michel Foucault, contida na elaboração e implantação do “Projeto Máster”, um subprograma do Plano de Ação Pedagógica - “Resgate do Prestígio da Escola Pública” – no Estado de Mato Grosso do Sul, no biênio 1989-1990, no Brasil. As análises a serem realizadas terão sustentação na pesquisa documental e entrevistas realizadas, com egressos que frequentaram a esta instituição escolar. A partir do princípio que a governabilidade sugere o resgate de elementos que compuseram os processos daquela época, requerendo estudar a formação do novo Estado e a pós-divisão, pontuando dentre os artefatos as táticas políticas que fabricaram a escola pública em Mato Grosso do Sul, com a finalidade de apontar que as intervenções políticas no campo educacional, revelam novas táticas e velhos entraves no processo de escolarização, permanentes até os dias atuais, tendo como estratégia a complexa rede de poder que regulamenta a população pelos cálculos e táticas de governo.

Biografia do Autor

Marcelo Correa Pires, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Doutorado, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – PPGEdu/FAED/UFMS. Pesquisa sobre a Reforma do Ensino Médio. Linha de Pesquisa 2 – Educação, Cultura, Sociedade, sob orientação do Prof. Dr. Antônio Carlos do Nascimento Osório. Membro do Grupo de Estudos e de Investigação Acadêmica nos Referenciais Foucaultianos - GEIARF/CNPq. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. Campo Grande-MS.

Downloads

Publicado

2023-04-09

Edição

Seção

Obra Completa