REFLEXÕES EM TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

estudos e experiências em contextos nacionais e internacionais

Autores

  • Aldenor Batista da Silva Junior Universidade Católica Dom Bosco
  • Edileide Santos Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Ronaldo Silva Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.55470/editora.978-65-87634-19-7

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Sociedade

Resumo

SUMÁRIO

 

PREFÁCIO........................................ 9

Idalina Lourido Santos

 

UM OLHAR SOBRE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA SOCIOLOGIA MEDIADOS PELO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. 19

José Renato Silva Serejo & Ronaldo Silva Júnior

 

CULTURA DIGITAL, INOVAÇÃO E PEDAGOGIA ONLINE NO ENSINO SUPERIOR: O IMPACTO DO COVID-19 POR UMA ÓTICA INTERCULTURAL........ 41

Miriam Brum Arguelho, Maria Cristina Lima Paniago, Gustavo Henrique da Cunha Moura & Cristina Devecchi

 

OBJETOS DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 ÀS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA TOCANTINS.............. 79

Cynthia Regina Leal Sousa & Edileide Santos Silva

 

AS TECNOLOGIAS NA MEDIAÇÃO: DA QUALIFICAÇÃO A AÇÃO....................................... 123

Nilton Cesar Pimenta Júnior & Ronaldo Silva Júnior

 

DESARROLLO DE HERRAMIENTAS EN LÍNEA PARA POTENCIAR LA ADQUISICIÓN DE KANJI JAPONESES A TRAVÉS DE LA UTILIZACIÓN DE RADICALES FONÉTICOS Y BASES DE DATOS..................... 151

Carlos Ramos Fuentes

 

O USO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DIRECIONADA AO ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE AXIXÁ DO TOCANTINS - TO        183

Deysi Pereira da Silva & Edileide Santos Lima

 

TECNOLOGIA ASSISTIVA NOS CONTEÚDOS ESCOLARES: A INSERÇÃO DA AUDIODESCRIÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA............... 223

Ana Maria Lima Cruz & Ronaldo Silva Júnior

 

 

 

IMPLICAÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA QUE PROMOVEM A COPARTICIPAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL ALBERTO PINHEIRO EM SÃO LUÍS         259

Nivaldo Pedro de Oliveira

 

ANÁLISE DO ENSINO DE HISTÓRIA POR INTERMÉDIO DA PLATAFORMA DIGITAL GOOGLE FORMS 307

Márcio Henrique Baima Gomes & Ronaldo Silva Júnior

 

PROJETO-PILOTO PARA IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES COM INDICADORES DE COMPORTAMENTOS DE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NO PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL – MS................................ 347

Eliane de Fátima Alves de Morais Fraulob, Aldenor Batista da Silva Junior & Cynthia Garcia Oliveira

 

 

 

 

 

 

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O LETRAMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA..... 387

Débora Ananias de Araújo & Edileide Santos Lima

 

GESTÃO ESCOLAR E DIVERSIDADE:  DESAFIOS NA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS..... 431

Marilda Faustino de Andrade Ribeiro

 

SOBRE OS AUTORES................... 458

Biografia do Autor

Aldenor Batista da Silva Junior, Universidade Católica Dom Bosco

Doutorando em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Realiza Estágio Científico Avançado de Doutoramento em Psicologia e Políticas Educacionais (Doutorado Sanduíche - Universidade de Salamanca/ Salamanca, ES) e aluno especial do programa de pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - (bolsista Capes). Graduado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) com formação complementada pelo programa de bolsas iberoamericanas do Santander em 2015 na Pontifícia Universidad Católica de Chile, Santiago - Chile, desenvolvendo trabalhos em saúde intercultural. Graduado em Pedagogia. Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em teoria Sócio-Histórica, Migrações e Políticas Sociais e do Laboratório de Estudos Psicossociais em saúde frente a contextos de desigualdade social. Atua como colaborador em pesquisa latinoamericana do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE- Instituto de Psicologia da USP) e pesquisador do InfanSCientia: Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância, Cultura e Ensino das Ciências (CNpq -UNIPAMPA/UFT). Foi pesquisador nas áreas de Psicologia, Educação, Trabalho e Prática docente, história e pressupostos teóricos da Psicologia Soviética do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação/GEPPE do Programa de Pós Graduação em Psicologia e Educação da UFMS. Atuação, como colaborador, no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação, Trabalho e Bem-Estar Docente/GEBEM (Cnpq) de maio/2013 à julho/2015 desenvolvido na UCDB.

Edileide Santos Lima , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestra em Cultura e Sociedade (UFMA), Especialista em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar (Faculdade Santa Fé) e Licenciada em Pedagogia (UFMA). Participa do grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). Tem experiência na Educação Básica (alfabetização, Professora de 1º ao 5º ano e Supervisora Pedagógica do Ensino Fundamental e Médio), no Colégio Militar Tiradentes- UNIDADE I - São Luis-MA; Docente do Ensino Superior (graduação e pós graduação) na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), atuando no curso de Filosofia como professora de Prática Curricular e Estágio Curricular Supervisionado; Experiência como professora-tutora do curso de Pedagogia a Distância do UemaNet, no período de 2010 a 2013, professora de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Filosofia à Distância (UEMA). É professora com Dedicação Exclusiva do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Ronaldo Silva Junior , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Professor Efetivo do IFMA - Campus Pinheiro (Área: Direito). Graduado em Direito (UNICEUMA), Graduado em Enfermagem (UFMA) e com Licenciatura em Pedagogia (INTERVALE). Mestre em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA). Especialista em Direito Penal/Processo Penal e em Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor (Universidade Estácio de Sá). Especialista em Gestão em Saúde (UFMA). Especialista em Educação Especial e Inclusiva (INTERVALE). Especialista em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais (Universidade de Coimbra/PORTUGAL). Coordenador local e Tutor a Distância da Especialização em Informática na Educação do IFMA-São Raimundo das Mangabeiras - Polo IFMA/Campus Pinheiro. Coordenador do Curso Técnico em Administração do IFMA/Pinheiro. Membro do Colegiado CST Gestão Ambiental do IFMA/Campus Pinheiro.

Downloads

Publicado

2023-04-09

Edição

Seção

Obra Completa