A formação continuada e o uso das tecnologias da comunicação e informação na construção de novas práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61571/riec.v1i1.109

Palavras-chave:

Formação, Tecnologias, Práticas, Professores, TICs

Resumo

O presente artigo versa sobre a formação continuada e o uso das tecnologias da comunicação e informação - TICs na construção de novas práticas pedagógicas, que tem aplicabilidade através de questionários semiaberto dirigidos a professores e estudantes da Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes, pertencente a rede pública estadual de ensino na cidade de Patu, Estado do Rio Grande do Norte - Brasil. A investigação analisa o verdadeiro motivo pelo qual os professores recebem formação continuada e mantém uma prática desmotivadora e bancária em sala de aula, quando deveriam enriquecer o processo de ensino aprendizagem com o uso dos artefatos tecnológicos existentes na escola, considerando que os encontros de formação ofertadas em rede, intencionalmente objetiva provocar mudanças na prática pedagógica. A análise e a compreensão do processo deram-se à luz dos pressupostos teóricos Edgar Morin, Vygotsky, Oliveira e Valente sob uma metodologia da pesquisa bibliográfica de campo com base na observação em compêndios, livros e artigos na internet. O foco desta pesquisa mostra a relevância que o conhecimento tecnológico tem gerado no mundo do letramento como também o impacto que as TICs têm proporcionado na aprendizagem em sala de aula.

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

Oliveira, M. N. de. (2023). A formação continuada e o uso das tecnologias da comunicação e informação na construção de novas práticas pedagógicas. Revista Internacional De Estudos Científicos, 1(1), 133–148. https://doi.org/10.61571/riec.v1i1.109

Edição

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Artigos