A importância das práticas pedagógicas no ambiente socioeducativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61571/riec.v2i1.127

Palavras-chave:

Educação Social, Pedagogia Social, Socioeducação

Resumo

Temos como proposta neste artigo, fazer uma breve reflexão acerca do papel da pedagogia, mais especificamente, das práticas pedagógicas no ambiente da socioeducação. Para isso, buscamos trazer alguns elementos e estudos que direta ou indiretamente corroboram com a nossa discussão, dentre os aspectos teóricos, históricos e/ou metodológicos, que puderam guiar nossa reflexão. Nessa linha, buscamos destacar a formação histórica de uma pedagogia que se voltou para o campo do social, evidenciando o que foi se tornando uma prática pedagógica no ambiente da socioeducação. Ao longo do trabalho, mostraremos aqui e ali como foi se formando o que se conhece hoje como socioeducação e seu amparo legal. Ao final, tentamos apontar a importância das práticas pedagógicas nesse espaço, também educacional, como sinal de esperança.

Referências

AQUINO, D. D. de. A importância da prática pedagógica como ferramenta de ensino socioeducativo. 2022. 26 f. Trabalho de conclusão do Curso de Especialização (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação – FE, Universidade de Brasília.

BELIDO, S. S. de.; BRITO, D. de. Práticas pedagógicas da atualidade. In: CONEDU VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, n. 7., 2020, Anais[...]. Maceió: CENTRO CULTURAL DE EXPOSIÇÕES RUTH CARDOSO, 2017.

BISINOTO, C. et al. Socieducação: origem, significados e implicações para o atendimento socioeducativo. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 20, n. 4, p. 575-585, out/dez. 2015.

BRASIL. Presidência da República. Lei 8.069 de 13 de Julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília – DF, 1990.

CAVALCANTE, W. J. A prática pedagógica para a ressocialização no centro de atendimento socioeducativo feminino em João pessoa – Paraíba. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

CUNHA, Oliveira, E. de.; DAZZANI, Machado, V. M. O que é socioeducação? uma proposta de delimitação conceitual. Revista Adolescentes em Conflitos. n.17, p. 71-81, 2018.

DE CASTRO, Maickelly Backes; LUFT, Hedi Maria; WEYH, Cênio Back. O movimento escolanovista e as contribuições dos pioneiros da educação. XXIV Jornada de Pesquisa UNIJUÍ. 2019. Disponível em: https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/12383/11054. Acesso em: 28 de dez. 2023.

FABIANOVIC, A. C. Socioeducação e a prática pedagógica restaurativa. In: REUNIÃO CIÊNTIFICA REGIONAL DA ANPED, 2016, Curitiba. Trabalho em anais [...]. Paraná 2016.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.

MARIN, Márcia; GLAT, Rosana. Formação de rede de apoio como estratégia para inclusão de estudantes no segundo segmento do ensino fundamental. I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. UNESP – Marília. Disponível em: http://jee.marilia.unesp.br/jee2016/cd/arquivos/109375.pdf. Acesso em: 20 de jan. 2024.

MARTINS, C. E. A educação social nos novos espaços e tempos: as realidades entroncadas da intervenção social e educativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 3, p. 2167-2187, Nov. 2020. e-ISSN: 1982-5587. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/download/14423/9963/45872. Acesso em: 20 de jul. 2023.

PEREIRA, Adriana, M. R.; SILVA CHIRSTINA, P.; CALIMAN, G. Prática docente na socioeducação: análise das competências sob a ótica docente. Revista de Educação, Brasília, ano 42, n. 160, p. 83-109, out./dez. 2019.

PINTO, V. W. Pedagogia social e a socioeducação: concepções e significados das ações socioeducativas para os adolescentes em cumprimentos de medida em meio aberto. 2019. 122 p. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade nove de julho – Uninove, São Paulo, 2019.

Downloads

Publicado

08-02-2024

Como Citar

Leite, T. de C., Ferreira, H. G., & Pinel, H. (2024). A importância das práticas pedagógicas no ambiente socioeducativo. Revista Internacional De Estudos Científicos, 2(1), 1–13. https://doi.org/10.61571/riec.v2i1.127

Edição

Seção

Artigos