Uso da informática como recurso didático no ensino superior: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.61571/riec.v2i1.129Palavras-chave:
Ensino Superior, Didática, InformáticaResumo
Todo docente, incluindo o universitário, necessita não apenas de conhecimentos na área, mas também de técnicas pedagógicas e visão ampla para tornar a aprendizagem mais eficaz. A maioria das críticas quanto aos professores em universidades é a falta de didática. Com a internet abrem-se caminhos na educação online trazendo novos desafios para a sala de aula, tanto tecnológicos como pedagógicos. O objetivo principal do artigo foi analisar as possibilidades do uso da informática como recurso didático no auxílio aos professores no nível superior na difícil tarefa de ensinar e formar novos pesquisadores dentro da universidade. O artigo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, com levantamento de dados no BIREME, LILACS, SCIELO, utilizando como critérios de inclusão: periódicos, dissertações e teses como veículo, limite de tempo de 2002-2015 e idiomas português e espanhol. Para tal pesquisa foram utilizados como descritores: “Ensino Superior”, “Didática” e “Informática”. Assim sendo, 36 artigos foram incluídos neste trabalho tanto na forma de citações como de apoio. Foi observado que com a chegada da internet tiveram início cursos a distância via online, facilitando o acesso à universidade, e em cursos presenciais podem ser realizados grupos de estudos para pesquisar e interagir com alunos de qualquer local na troca de informações, inserindo assim os acadêmicos no mundo científico.
Referências
CHARLOT, B. As novas relações com o saber na universidade contemporânea. In: NASCIMENTO, Jorge Carvalho do (Org.). Ensino Superior, Educação Escolar e Práticas Educativas Extra-Escolares. São Cristóvão-SE: Editora Universidade Federal de Sergipe, 2006.
FRANCO, M. A. S. Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior? Vitória de Conquista: Práxis Educacional, v. 9, n. 15, 2013.
GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008.
HENDRES, C. A.; KAIBER, C. T. A utilização da informática como recurso didático nas aulas de Matemática. Canoas: Acta scientiae, v. 7, n. 1, 2005.
HOUAISS, A.; VILAR, M. de S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br_03/leis/L9394.htm>. Acesso em 20 de junho de 2015.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2ªed, 2013.
MASSETO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadora com tecnologias audiovisuais e telemáticas. 8 ª ed. Campinas: Papirus, 2004.
MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e
mediação pedagógica. 12ª ed. São Paulo: Papirus, 2006.
NASCIMENTO, R. B. do; TROMPIERI FILHO, N. Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior – o caso da Universidade Federal do Ceará. Brasília: Ci. Informática, v. 31, n. 2, 2002.
OLIVEIRA, M. R. N. S.; ANDRE, M. E. D. A. de. A prática de ensino de didática no Brasil: introduzindo a temática. São Paulo: UNESP, 2003.
PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço – Estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
RODRIGUES, L. P.; MOURA, L. S.; TESTA, E. O tradicional e o moderno quanto à Didática no ensino superior. Araguaína: Revista Científica do ITPAC, v. 4, n. 3, 2011.
SOUZA, I. M. A. de; SOUZA , L. V. A. de. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do Aluno na escola. Itabaiana: Gepiadde, v.8, n. 4, 2010.
VALENTE, J. A. Informática na educação: o computador auxiliando o processo de mudança na escola. Campinas, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Estudos Científicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.