Uso da informática como recurso didático no ensino superior: revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61571/riec.v2i1.129

Palavras-chave:

Ensino Superior, Didática, Informática

Resumo

Todo docente, incluindo o universitário, necessita não apenas de conhecimentos na área, mas também de técnicas pedagógicas e visão ampla para tornar a aprendizagem mais eficaz. A maioria das críticas quanto aos professores em universidades é a falta de didática. Com a internet abrem-se caminhos na educação online trazendo novos desafios para a sala de aula, tanto tecnológicos como pedagógicos. O objetivo principal do artigo foi analisar as possibilidades do uso da informática como recurso didático no auxílio aos professores no nível superior na difícil tarefa de ensinar e formar novos pesquisadores dentro da universidade. O artigo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, com levantamento de dados no BIREME, LILACS, SCIELO, utilizando como critérios de inclusão: periódicos, dissertações e teses como veículo, limite de tempo de 2002-2015 e idiomas português e espanhol. Para tal pesquisa foram utilizados como descritores: “Ensino Superior”, “Didática” e “Informática”. Assim sendo, 36 artigos foram incluídos neste trabalho tanto na forma de citações como de apoio. Foi observado que com a chegada da internet tiveram início cursos a distância via online, facilitando o acesso à universidade, e em cursos presenciais podem ser realizados grupos de estudos para pesquisar e interagir com alunos de qualquer local na troca de informações, inserindo assim os acadêmicos no mundo científico.

Referências

CHARLOT, B. As novas relações com o saber na universidade contemporânea. In: NASCIMENTO, Jorge Carvalho do (Org.). Ensino Superior, Educação Escolar e Práticas Educativas Extra-Escolares. São Cristóvão-SE: Editora Universidade Federal de Sergipe, 2006.

FRANCO, M. A. S. Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior? Vitória de Conquista: Práxis Educacional, v. 9, n. 15, 2013.

GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008.

HENDRES, C. A.; KAIBER, C. T. A utilização da informática como recurso didático nas aulas de Matemática. Canoas: Acta scientiae, v. 7, n. 1, 2005.

HOUAISS, A.; VILAR, M. de S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br_03/leis/L9394.htm>. Acesso em 20 de junho de 2015.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2ªed, 2013.

MASSETO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadora com tecnologias audiovisuais e telemáticas. 8 ª ed. Campinas: Papirus, 2004.

MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e

mediação pedagógica. 12ª ed. São Paulo: Papirus, 2006.

NASCIMENTO, R. B. do; TROMPIERI FILHO, N. Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior – o caso da Universidade Federal do Ceará. Brasília: Ci. Informática, v. 31, n. 2, 2002.

OLIVEIRA, M. R. N. S.; ANDRE, M. E. D. A. de. A prática de ensino de didática no Brasil: introduzindo a temática. São Paulo: UNESP, 2003.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço – Estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

RODRIGUES, L. P.; MOURA, L. S.; TESTA, E. O tradicional e o moderno quanto à Didática no ensino superior. Araguaína: Revista Científica do ITPAC, v. 4, n. 3, 2011.

SOUZA, I. M. A. de; SOUZA , L. V. A. de. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do Aluno na escola. Itabaiana: Gepiadde, v.8, n. 4, 2010.

VALENTE, J. A. Informática na educação: o computador auxiliando o processo de mudança na escola. Campinas, 2003.

Downloads

Publicado

08-02-2024

Como Citar

Reis, G. S. dos. (2024). Uso da informática como recurso didático no ensino superior: revisão de literatura. Revista Internacional De Estudos Científicos, 2(1), 14–24. https://doi.org/10.61571/riec.v2i1.129

Edição

Seção

Artigos