Modelos de Gestão da Inovação Tecnológica para Pequenas e Médias Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61571/riec.v1i1.136

Palavras-chave:

gestão da inovação, inovação tecnológica, pequenas e médias empresas, tecnologia da informação e comunicação

Resumo

O objetivo da pesquisa foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre modelos de gestão da inovação em pequenas e médias empresas de tecnologia da informação e comunicação. Para isso, foi utilizada a técnica de pesquisa bibliográfica e adotado um protocolo Kitchenham que garantiu a qualidade dos estudos selecionados. Os principais resultados incluem a identificação de estratégias inovadoras robustas que poderiam ser incorporadas às empresas para otimizar o desempenho, além da necessidade de esquematizar modelos de negócios inovadores e flexíveis. Para estudos qualitativos, a pesquisa exploratório-descritiva foi fundamental, garantindo flexibilidade nos procedimentos metodológicos e possibilidade de descobertas inesperadas. Já para estudos quantitativos, os resultados se concentraram em importantes resultados relacionados à medição do sucesso da inovação nas PMEs de TIC, fornecendo um quadro para avaliar o sucesso através da adoção de processos e modelos que podem ser utilizados em outras áreas. As considerações finais apontaram para a importância da gestão da inovação nessas empresas para a criação e desenvolvimento de produtos e serviços avançados e diferenciados, destacando a relevância da metodologia de análise de conteúdo de Bardin (1977) para a análise dos dados. A conclusão para estudos quantitativos enfatizou a importância da estratégia de amostragem bem fundamentada, dos critérios bem definidos de seleção de estudos e extração de informações, que garantiram uma abordagem sistemática e reprodutível para identificar, avaliar e interpretar todas as pesquisas relevantes disponíveis sobre uma questão específica.

Referências

ADAMS, R.; BESSANT, J.; PHELPS, R. Innovation management measurement: A review. International Journal of Management Reviews, v. 8, n. 1, p. 21-47, 2006.

ALLATAIFEH, H.; MOGHAVVEMI, S.; PEERALLY, J. A. How does the digital innovation process unfold in practice? A novel third-generation and empirical-based need–solution pairing model. European Journal of Innovation Management, v. 26, n. 3, p. 730-754, 2023.

ANUNTARUMPORN, N. EXPLORING THE ANTECEDENTS TO INNOVATION PERFOEMANCE IN THAI INFORMATION COMMUNICATION TECHNOLOGY SEMs. International Journal of eBusiness and eGovernment Studies, v. 13, n. 2, p. 123-148, 2021.

APANASOVICH, N.; ALCALDE-HERAS, H.; PARRILLI, M. A new approach to business innovation modes: the ‘Research, Technology and Human Resource Management (RTH) model’in the ICT sector in Belarus. European Planning Studies, v. 25, n. 11, p. 1976-2000, 2017.

AYYAGARI, M.; BECK, T.; DEMIRGÜÇ-KUNT, A. Small and medium enterprises across the globe. Small Business Economics, v. 29, n. 4, p. 415-434, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CHESBROUGH, H. Business model innovation: opportunities and barriers. Long range planning, v. 43, n. 2-3, p. 354-363, 2010.

CHESBROUGH, H. Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology. Boston, MA: Harvard Business School Press, 2003.

CHESBROUGH, H. W. Open innovation: The new imperative for creating and profiting from technology. Harvard Business Press, 2003.

CHIAN, F. T. T. A perception-based model for technological innovation in small and medium enterprises. 2010.

CHRISTENSEN, C. M. The Innovator's Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail. Boston, MA: Harvard Business School Press, 1997.

COHEN, W. M.; LEVINTHAL, D. A. Absorptive capacity: A new perspective on learning and innovation. Administrative Science Quarterly, v. 35, n. 1, p. 128-152, 1990.

COOPER, R. G. Stage-gate systems: A new tool for managing new products. Business Horizons, v. 33, n. 3, p. 44-54, 1990.

COSH, A.; HUGHES, A.; WOOD, E. Innovation in UK SMEs: Causes and Consequences. In: STOREY, D.; GREENE, F. (Org.). Small Business and Entrepreneurship. London: Macmillan Education UK, 2000. p. 74-98.

COSH, A.; HUGHES, A.; WOOD, E. Innovation in UK SMEs: Causes and consequences for firm failure and acquisition. Research Policy, v. 29, n. 4, p. 495-515, 2000.

DAMANPOUR, F. Organizational innovation: A meta-analysis of effects of determinants and moderators. Academy of Management Journal, v. 34, n. 3, p. 555-590, 1991.

DRUCKER, P. F. Innovation and Entrepreneurship: Practice and Principles. New York: Harper & Row, 1985.

FAGHIH, N. et al. A framework for business model with strategic innovation in ICT firms: The importance of information. The Bottom Line, 2018.

FALAGAS, M. E. et al. Comparison of PubMed, Scopus, web of science, and Google scholar: strengths and weaknesses. The FASEB journal, v. 22, n. 2, p. 338-342, 2008.

GASSMANN, O.; ENKEL, E.; CHESBROUGH, H. The future of open innovation. R&D Management, v. 40, n. 3, p. 213-221, 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HOEPFL, M. Choosing Qualitative Research: A Primer for Technology Education Researchers. Journal of Technology Education, v.9 n.1, p.47-63, 1997.

KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK: Keele University, 33 (TR/SE-0401), 28, 2004.

OECD. Small and Medium-sized Enterprises: Local Strength, Global Reach. Paris: OECD Publishing, 2004.

O'REGAN, N.; GHOBADIAN, A. The importance of capabilities for strategic direction and performance. Management Decision, v. 42, n. 2, p. 292-313, 2004.

PORTER, M. E. Competitive Strategy: Techniques for Analyzing Industries and Competitors. New York: Free Press, 1998.

PUSTOVRH, A. et al. Antecedents and determinants of high-tech SMEs’ commercialisation enablers: Opening the black box of open innovation practices. Economic research-Ekonomska istraživanja, v. 30, n. 1, p. 1033-1056, 2017.

RAMÍREZ, M. W. A.; PALOMINO, N. B. S. Impacto de Gestión de la Innovación y Gestión Estratégica en la Productividad de las PYMEs de TIC: Estudio Empírico. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. E39, p. 569-585, 2021.

ROGERS, E. M. Diffusion of Innovations. 5. ed. New York: Free Press, 2003.

ROTHWELL, R. Successful industrial innovation: critical factors for the 1990s. R&D Management, v. 22, n. 3, p. 221-240, 1992.

SCHUMPETER, J. A. Teoria do Desenvolvimento Econômico: Uma Investigação sobre Lucros, Capital, Crédito, Juro e o Ciclo Econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

STOREY, D. J.; GREENE, F. J. Small Business and Entrepreneurship. London: Macmillan Education UK, 2010.

TEECE, D. J. Explicating dynamic capabilities: the nature and microfoundations of (sustainable) enterprise performance. Strategic Management Journal, v. 28, n. 13, p. 1319-1350, 2007.

TEECE, D. J. Business Models, Business Strategy and Innovation. Long Range Planning, v. 43, n. 2-3, p. 172-194, 2010.

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. Bookman Editora, 2008.

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change. Chichester: John Wiley & Sons, 2005.

TUSHMAN, M. L.; O'REILLY, C. A. Ambidextrous organizations: Managing evolutionary and revolutionary change. California Management Review, v. 38, n. 4, p. 8-29, 1996.

VENKATESH, R. et al. A Framework to Measure Business Innovation Success of SMEs. International Journal of e-Collaboration (IJeC), v. 18, n. 1, p. 1-19, 2022.

YUN, J. J. et al. Open innovation effort, entrepreneurship orientation and their synergies onto innovation performance in SMEs of Korea. Science, Technology and Society, v. 21, n. 3, p. 366-390, 2016.

YUN, J. J.; JUNG, W.; YANG, J.. Knowledge strategy and business model conditions for sustainable growth of SMEs. Journal of Science & Technology Policy Management, v. 6, n. 3, p. 246-262, 2015.

ZHEN, Z. et al. Nexus of digital organizational culture, capabilities, organizational readiness, and innovation: Investigation of SMEs operating in the digital economy. Sustainability, v. 13, n. 2, p. 720, 2021.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Lima, P. P. de, & Maia, L. C. G. (2023). Modelos de Gestão da Inovação Tecnológica para Pequenas e Médias Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Revista Internacional De Estudos Científicos, 1(1), 19–37. https://doi.org/10.61571/riec.v1i1.136

Edição

Seção

Artigos