Psicologia na educação: uma abordagem significativa para a constituição humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61571/riec.v1i1.138

Palavras-chave:

Psicologia Escolar, Atuação do psicólogo, Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar como a psicologia e educação contribuem para o processo educacional contemporâneo, enfatiza como o conhecimento psicológico na educação, é considerado levando em conta o passado e as várias perspectivas teóricas da Psicologia, atuando para a solução de problemas educacionais hoje. Inicialmente realiza-se uma contextualização histórica sobre a Psicologia Escolar e educação, com a observação de que esse é um campo ainda em construção no Brasil. Em um segundo momento, busca-se elucidar alguns aspectos que hoje tornam a Psicologia Escolar uma área específica e de grande importância na atuação do psicólogo. Por último traz uma abordagem comparativa sobre um relato de experiência na Escola Municipal Ensino Fundamental Integral Alcides dos Santos Andrade e a Lei nº 13.935/2019, a qual determina a obrigatoriedade sobre a atuação desse profissional na escola, juntamente com as equipes multiprofissionais, discute-se a necessidade tanto de o psicólogo atuar com os diferentes atores presentes no contexto educacional quanto de trabalhar de forma interdisciplinar na escola e em qualquer outro ambiente no qual sejam desenvolvidos processos de ensino-aprendizagem.

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

Soares, M. F., & Silva, E. O. da. (2023). Psicologia na educação: uma abordagem significativa para a constituição humana. Revista Internacional De Estudos Científicos, 1(1), 38–53. https://doi.org/10.61571/riec.v1i1.138

Edição

Seção

Artigos