A participação da família na escola: uma análise da sua influência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61571/riec.v1i1.140

Palavras-chave:

Família, Integração, Aprendizagem

Resumo

A influência da participação da família na escola pode contribuir na prática pedagógica dos professores que atuam na Educação Infantil e Ensino fundamental. Especialmente por razão esse estudo traz uma abordagem da relação que a família vem fazendo com a escola na atualidade. Os conflitos, as consequências positivas e as consequências negativas da boa/má relação da família com a escola. Para tanto, as abordagens foram baseadas nos pesquisadores (as) Marcelo (1999), LDB (9394/96) e ECA (1990) para abordarmos sobre a importância, direito e deveres dos pais realizarem o acompanhamento dos filhos na escola, bem como zelar pela frequência dos mesmos na instituição; Rosely Sayão (2002), Andrade (1998), Fernandez (1991), Lakatos (1999) e Delors (2003) para tratarmos das consequências da participação da família no processo de ensino aprendizagem. Dos pais que ajudam quais os tipos de ajuda, das vantagens para os estudantes quando os pais acompanham a rotina escolar bem como as consequências que os professores enfrentam quando a família é totalmente ausente da escola, o que fazer quando isso acontece. Espera-se que esta pesquisa possa influenciar de forma significativa os professores, as famílias a reconhecer sua importância e procurar inseri-la como peça fundamental capaz de contribuir para uma aprendizagem significativa voltada aos alunos, a família e a escola. A metodologia utilizada para produção deste artigo foi a de pesquisa bibliográfica usando como base, os conceitos dos autores aqui mencionados.

Referências

ANDRADE, Márcia S. Psicopedagogia clinica. Manual de Aplicação Prática para Diagnostico de Distúrbios do Aprendizado – São Paulo, POLUS, 1998.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL, Plano Nacional de Educação. Brasília MEC, 2001.

CANÇADO. Marília Batista. Administração Escolar, Administração Participativa – Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação a Distância. 1996, 90 p.

COSTA JÚNIOR, J. F. et al. As Metodologias Ativas no processo de Ensino/Aprendizagem e a autonomia docente: um breve estudo sob a ótica de John Dewey. In: SILVEIRA, Resiane Paula de (org.). Traços e Reflexões: Educação e Ensino - Volume 5. Formiga: Editora Uniesmero, 2022. p.43-63. Disponível em: https://www.uniesmero.com.br/2022/12/tracos-e-reflexoes-5.html. Acesso em: 01 mai. 2023.

CURY, Augusto Jorge. Pais Brilhantes professores Fascinantes – 13ª edição – Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

CURY, Augusto Jorge. Filhos Brilhantes, alunos fascinantes – São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2007.

DELORS, Jacques. Educação: Um Tesouro a Descobrir – Relatório da UNESCO da Comissão Internacional Sobre a Educação para o século XXI. 8ª edição São Paulo, Cortez, 2003.

FERNANDEZ, Alicia. A inteligência Aprisionada – 2ª ed. Porto Alegre, Artes Medicas, 1991.

LAKATOS, Eva Maria. Sociologia Geral. 7ª edição Ver. e ampl. São Paulo: Atlas – 1999.

MALDONADO, Maria Tereza. Comunicação entre Pais e Filhos: a linguagem do sentir. São Paulo: Saraiva, 2002.

MARCELO, Rosa Maria. Relação Família – Escola. São Paulo, FTD, 1999.

MEC, Jornal. Dia da Família na Escola, Ministério da Educação – Brasília – DF nov / dez – 2001.

PAROLIN, Isabel. As dificuldades de aprendizagem e as relações familiares. Fortaleza: Educar Soluções, 2003.

REVISTA VEJA. Participação nota 10. Rio de Janeiro: VEJA, set. 2008. p. 144-146. Ed. 2079.

SANTOS, Antonio Fernando et al. Influência Social: A participação da família na aprendizagem dos filhos. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 3, p. 132–152, 2022. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/30. Acesso em: 28 mar. 2023.

SAYÃO, Rosely. Família e Escola: parceiros ou rivais? TV Escola, Brasília. N. 28, ago./ set.2002. p. 40- 42. Entrevista.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Silva, E. O. da, & Soares, M. F. (2023). A participação da família na escola: uma análise da sua influência. Revista Internacional De Estudos Científicos, 1(1), 100–117. https://doi.org/10.61571/riec.v1i1.140

Edição

Seção

Artigos