Gruta Imaculada Conceição: da promessa ao nascimento de um espaço sagrado
DOI:
https://doi.org/10.61571/riec.v2i1.141Palavras-chave:
Espaço sagrado, Imaculada Conceição, São Gonçalo do AmaranteResumo
Este artigo trata da Gruta Imaculada Conceição, um importante espaço de devoção mariana localizado em São Gonçalo do Amarante, Ceará. A escolha desse tema se justifica pela necessidade de compreender e abordar os desafios enfrentados pela gruta em termos de preservação e gestão, considerando seu significado espiritual e cultural. A Gruta Imaculada Conceição enfrenta desafios significativos relacionados ao impacto ambiental, pressões socioeconômicas e necessidade de conservação do patrimônio cultural. Essas questões demandam uma abordagem integrada e colaborativa para garantir a continuidade desse importante espaço sagrado. Nosso objetivo é apresentar o espaço sagrado, investigando os desafios de preservação e sustentabilidade enfrentados pela Gruta Imaculada Conceição e suas implicações socioeconômicas e culturais. A pesquisa foi conduzida por meio de uma pesquisa de campo aos moldes da antropologia e entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade e conhecedores da história do espaço sagrado a fim de compreender sobre constituição do local como espaço sagrado e condição atual da Gruta para obter insights adicionais sobre os desafios e possíveis soluções. Os resultados indicam a necessidade de medidas concretas para abordar os desafios de preservação e sustentabilidade da Gruta Imaculada Conceição. Estratégias de conservação do monumento e promoção da identidade cultural são essenciais para garantir a integridade e autenticidade deste importante santuário para as futuras gerações.
Referências
ALUNOS. Relatório final - 2023. Projeto: “A função social dos locais sagrados”. São Gonçalo do Amarante-CE, 28 out. 2023. [Textos registrados no relatório final do Projeto].
BARROS, José D’ Assunção. Fixos e Fluxos: revestindo um par conceitual. Cuadernos de Geografía: Revista Colombiana de Geografía, v. 29, n. 2, p. 493-504, jul. - dez. de 2020.
CHIANCA, Luciana. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Revista Anthropológicas, v. 18, n. 2, p. 2, 2007.
CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (Org.). Geografia: conceitos e temas. 3ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. p. 15-47.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1994.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. Trad. Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FERREIRA, José Francisco de Lima. A História de São Gonçalo do Amarante que me contaram e o São Gonçalo que conheci. Fortaleza: RDS Editora, 2015.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. São Gonçalo do Amarante. Panorama. 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/sao-goncalo-do-amarante/panorama. Acesso em 21 fev. 2024.
MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. Annablume Editora, 2022.
SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: EDUSP, 2008.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4º ed. São Paulo. Editora Universidade de São Paulo, 2009.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Estudos Científicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.