Lúdico na Educação Infantil: pontos e contrapontos
DOI:
https://doi.org/10.61571/riec.v1i1.142Palavras-chave:
Educação Infantil, Ludicidade, AprendizagemResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a importância de brincar nas escolas de educação infantil. Estas atividades ajudam a construir o conhecimento, podem ser entendidas como situações em que as crianças possam expressar diferentes sentimentos, podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro. São atividades lúdicas que visam melhorar a socialização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito. Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e sinta-se motivada ao ultrapassar seus próprios limites. Enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo. Dentre outros fatores, o pensamento crítico. Vygotsky, fala que no brinquedo que a criança aprende agir numa esfera cognitiva. Para isso é necessário encontrar equilíbrio sempre móvel entre cumprimento de suas funções pedagógicas e contribuir para o desenvolvimento da subjetividade para a construção do ser humano autônomo e criativo.
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