Lúdico na Educação Infantil: pontos e contrapontos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61571/riec.v1i1.142

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ludicidade, Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância de brincar nas escolas de educação infantil. Estas atividades ajudam a construir o conhecimento, podem ser entendidas como situações em que as crianças possam expressar diferentes sentimentos, podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro. São atividades lúdicas que visam melhorar a socialização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito. Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e sinta-se motivada ao ultrapassar seus próprios limites. Enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo. Dentre outros fatores, o pensamento crítico. Vygotsky, fala que no brinquedo que a criança aprende agir numa esfera cognitiva. Para isso é necessário encontrar equilíbrio sempre móvel entre cumprimento de suas funções pedagógicas e contribuir para o desenvolvimento da subjetividade para a construção do ser humano autônomo e criativo.

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

Santos, M. M. de B., Silva, C. F. dos S., Melo, S. F. S., Holanda, M. J. F. dos S., & Santos, P. F. dos. (2023). Lúdico na Educação Infantil: pontos e contrapontos. Revista Internacional De Estudos Científicos, 1(1), 118–132. https://doi.org/10.61571/riec.v1i1.142

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Seção

Artigos