Física relativística nos quadrinhos: um relato de experiência em ambientes escolares e acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.61571/riec.v2i2.161Palavras-chave:
História em Quadrinhos, Física Moderna, relato de experiênciaResumo
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da primeira autora, estudante do Curso de Licenciatura em Física (CLF) da Universidade Federal do Pará (UFPA)-Campus de Ananindeua (CANAN), na criação de uma História em Quadrinhos (HQ) destinada ao ensino de Física, com foco nos conceitos introdutórios da relatividade restrita. A HQ, intitulada “Uma Jornada Relativística”, foi desenvolvida no intuito de auxiliar estudantes do Ensino Médio sobre os conceitos relatividade restrita, além de estimular o interesse dos mesmos pela disciplina de Física. Além da produção da HQ, foi criado o perfil “HQs na Ciência” no Instagram, buscando ampliar a sua divulgação e o acesso de forma online. A produção da HQ ocorreu no âmbito do projeto de extensão Navega Saberes, intitulado “Simulações Virtuais como Meio de Interação no Ensino de Ciência: Uma Abordagem Tecnológica Inovadora”, o qual a primeira autora foi bolsista, e da disciplina de Tecnologia para o Ensino de Física do CLF da UFPA. A proposta da HQ é utilizar uma linguagem mais familiar para estudantes do Ensino Médio, no intuito de facilitar a compreensão sobre relatividade através de forma lúdica e acessível. Os eventos científicos organizados pela Faculdade de Física (FACFIS) do CANAN da UFPA permitiu a ampla divulgação da HQ em ambientes escolares e acadêmicos, possibilitando a obtenção de feedbacks por estudantes da educação básica. A experiência da construção e divulgar a HQ contribuiu para a construção do aprendizado da licencianda sobre relatividade, bem como estimulou o desenvolvimento de sua prática docente. Além disso, a divulgação da HQ nos referidos eventos científicos estimulou o interesse dos discentes para os estudos sobre relatividade.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 out. 2024.
GAZZINELLI, R. Teoria da Relatividade Especial. Editora Blucher, 2009.
MOREIRA, Marco Antônio. Uma Análise Crítica do Ensino de Física. Estudos avançados, v. 32, n. 94, p. 73-80, 2018.
OLIVEIRA NAKAMURA, L. O. de; VOLTOLINI, A. G.; BERTOLOTO, J. S. História em Quadrinhos: uma abordagem do percurso a sua inserção oficial no ensino. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 2, p. 178-184, 2021.
SALES, D. P. et al. Uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem em Escolas de Alternância. Revista Espacios, v. 40, n. 23, , p. 18 - 32, 2019.
SANTOS FEITOSAS, S. dos; ARAUJO, S. K. M.; DA SILVA, M. S.; NOBRE, F. A. S. Uma sequência didática utilizando a literatura de cordel e a arte das histórias em quadrinhos para inserção de tópicos de Física Quântica no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 662-694, 2020.
SANTOS, V. M. dos; SARAIVA, G. M.; BIDÁ, A. G. Plataformas digitais na educação: um olhar sobre a experiência docente. In: Congresso de Transformação Digital. 2020.
SILVA, R. M. da; RAFAEL, R. F; NOBRE, F. A. S.; ARAÚJO, K. M. G de. Estudando transferência de calor utilizando folhetos de cordel científicos. Revista do Professor de Física, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2017.
SOBRINHO, B. B. et al. Impacto das Redes Sociais na Educação: como as mídias sociais influenciam o aprendizado. Revista Foco, v. 17, n. 1, p. e4121-e4121, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Estudos Científicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.