Exposição científica na escola pública: a importância da experimentação no ensino de física
DOI:
https://doi.org/10.61571/riec.v2i2.162Palavras-chave:
Ensino Médio, Laboratório de Física, Atividades ExperimentaisResumo
Este estudo teve como objetivo analisar a relevância das práticas experimentais no ensino de Física, realizadas durante o evento intitulado “I Exposição da FACFIS-CANAN-UFPA na E.E.E.M. Pedro Amazonas Pedroso”, em Belém-PA, no dia 03.10.2024, que está vinculado a um projeto de extensão do Campus de Ananindeua da Universidade Federal do Pará (CANAN-UFPA). A investigação focou na participação de alunos do Ensino Médio por meio da Abordagem Baseada em Problemas (ABP) na exposição de experimentos de baixo custo e nas demonstrações de equipamentos do Laboratório de Física do CANAN-UFPA, como o de ondas mecânicas 3D e o gerador de Van der Graaff, respectivamente, e seu impacto no processo de aprendizagem. Um questionário foi aplicado para identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos na aprendizagem de Física e avaliar a importância das atividades práticas laboratoriais. A metodologia seguiu quatro etapas: (1) seleção dos experimentos, (2) situação-problema, (3) execução das atividades e (4) análise dos dados coletados. Os resultados do questionário mostraram que a maioria dos alunos nunca havia visitado um laboratório e enfrentavam dificuldades com conceitos físicos, reforçando a importância das atividades práticas no ensino. Constatou-se que eventos de demonstração experimental são fundamentais para estabelecer conexões entre os conteúdos teóricos e a realidade dos alunos, promovendo maior interesse pela Física e melhor compreensão dos conceitos científicos. Conclui-se que as atividades práticas, sobretudo com experimentos de baixo custo, e a organização de eventos científicos desempenham um papel crucial no ensino de Física, permitindo a formação de futuros cientistas e cidadãos bem informados.
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