Reflexões e aprendizagens no intercâmbio Caminhos Amefricanos: construção de múltiplos saberes em Maputo - Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61571/riec.v2i2.163

Palavras-chave:

Intercâmbio, Ciência, Física, Maputo, Interdisciplinaridade

Resumo

As interações sociais desempenham um papel essencial na promoção da aprendizagem. Quando essas interações são organizadas com o intuito de promover trocas de experiências e conhecimentos entre alunos e professores de diferentes instituições há a possibilidade de criar espaço de formação docente pautada na compreensão de diferentes contextos. Nesse sentido, a promoção de intercâmbio entre instituições pode promover experiências que culminam na produção de saberes docentes que não seriam produzidos na ausência dessas trocas. O objetivo deste texto é apresentar reflexões sobre os saberes docentes e ensino de Física construídos pela experiência de uma aluna do curso de Licenciatura em Física, do Campus Universitário de Ananindeua, da Universidade Federal do Pará, que foi contemplada no Edital “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul - Edição Moçambique”. O referido edital foi lançado em 2023 e foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), com sede na cidade de Maputo, República de Moçambique. O período do intercâmbio foi de 16 a 28 de setembro de 2024. O presente texto foi elaborado a partir da perspectiva da pesquisa narrativa por se considerada uma abordagem metodológica adotada à produção de conhecimentos no âmbito da formação docente. As reflexões foram extraídas das narrativas apresentadas pela aluna no retorno do intercâmbio e foram analisadas a partir de referenciais teóricos relacionados à temática. Os resultados apontam para importância de intercâmbios entre instituições para ampliação de experiências formativas, para construção de saberes docentes diferenciados aprendidos em contexto diferenciado além da ampliação da cultura do futuro professor que tem a oportunidade de participar de uma experiência de intercâmbio durante a formação inicial.

Biografia do Autor

Debora Cristina de Jesus Bezerra, UFPA

Possuo formação técnica na área de Radiologia, com especialização em Mamografia e Tomografia Computadorizada. Graduação em andamento em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Pará - UFPA, em Ananindeua _ PA. Escolhi a licenciatura em Física para inspirar futuras gerações no ensino de ciências. Meu interesse pela área surgiu na Escola Estadual Prof. Temístocles de Araújo e foi consolidado na Universidade Federal do Pará Campus Ananindeua, onde além de aprofundar os princípios físicos, desenvolvi habilidades pedagógicas. Nos primeiros anos, construí uma base sólida em Física Geral e, nos estágios supervisionados, apliquei conhecimentos teóricos na prática, adaptando-me aos desafios do ambiente escolar. Também conduzi uma pesquisa com o software Tracker, promovendo o uso de tecnologias para facilitar o aprendizado de física. Além disso, participei do intercâmbio "Caminhos Amefricanos" em Moçambique, onde aprofundei métodos de ensino e experimentos sustentáveis, com o objetivo de integrar saberes científicos e culturais em práticas educativas, contribuindo para o ensino de ciências físicas com uma abordagem intercultural e sustentável.

Aline Nascimento Braga, UFPA

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM, do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI, da Universidade Federal do Pará - UFPA. 

Carlos Alberto Brito da Silva Júnior, UFPA

Prof. Dr. Associado III da FACFIS-CANAN-UFPA.

Darlene Teixeira Ferreira, UFPA

Professora Associada I da Universidade Federal do Pará, lotada na Faculdade de Física, do Campus de Ananindeua.

Ézar Esau Nharreluga, UP-Maputo

Doutorando em Energia e Maio Ambiente.

Alessandra Nascimento Braga, UFPA

Professora Adjunta III da Universidade Federal do Pará, lotada na Faculdade de Física, do Campus de Ananindeua.

Referências

ARAGÃO, R. Emoções e pesquisa narrativa: transformando experiências de aprendizagem. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 8, p. 295-320, 2008.

BROCKMEIER, J.; HARRÉ, R. Narrativa: problemas e promessas de um paradigma alternativo. Psicologia: reflexão e crítica, v. 16, p. 525-535, 2003.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

LEITE, E. A. P. et al. Alguns desafios e demandas da formação inicial de professores na contemporaneidade. Educação & Sociedade, v. 39, n. 144, p. 721–737, jul. 2018.

PAIVA, V. L. M. DE O. E. A pesquisa narrativa: uma introdução. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 8, n. 2, p. 261–266, 2008.

PINNEGAR, S.; DAYNES, J. G. Locating narrative inquiry historically: Thematics in the turn to narrative. In D. J. Clandinin (Ed.), Handbook of narrative inquiry. Sage, 2006.

REISDOEFER, D. N.; LIMA, V. M. do R. A Pesquisa narrativa como possibilidade metodológica no âmbito da formação docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba. v. 21, n. 69, p. 795-820, 2021.

SANTOS, A. R. de J. et al. Questões étnico-raciais no ambiente escolar: reflexões a partir de teses e dissertações sobre práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 17, 2022.

VALENTE, G.; DANTAS, A. S. R. Práticas docentes e relações étnico raciais: reflexos da sociedade brasileira. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 51, p. 1-17, 2021.

Downloads

Publicado

30-11-2024

Como Citar

de Jesus Bezerra, D. C., Nascimento Braga, A., Silva Júnior, C. A. B. da, Teixeira Ferreira, D., Esau Nharreluga, Ézar, & Nascimento Braga, A. (2024). Reflexões e aprendizagens no intercâmbio Caminhos Amefricanos: construção de múltiplos saberes em Maputo - Moçambique. Revista Internacional De Estudos Científicos, 2(2), 26–38. https://doi.org/10.61571/riec.v2i2.163

Edição

Seção

Artigos