Reflexões e aprendizagens no intercâmbio Caminhos Amefricanos: construção de múltiplos saberes em Maputo - Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.61571/riec.v2i2.163Palavras-chave:
Intercâmbio, Ciência, Física, Maputo, InterdisciplinaridadeResumo
As interações sociais desempenham um papel essencial na promoção da aprendizagem. Quando essas interações são organizadas com o intuito de promover trocas de experiências e conhecimentos entre alunos e professores de diferentes instituições há a possibilidade de criar espaço de formação docente pautada na compreensão de diferentes contextos. Nesse sentido, a promoção de intercâmbio entre instituições pode promover experiências que culminam na produção de saberes docentes que não seriam produzidos na ausência dessas trocas. O objetivo deste texto é apresentar reflexões sobre os saberes docentes e ensino de Física construídos pela experiência de uma aluna do curso de Licenciatura em Física, do Campus Universitário de Ananindeua, da Universidade Federal do Pará, que foi contemplada no Edital “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul - Edição Moçambique”. O referido edital foi lançado em 2023 e foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), com sede na cidade de Maputo, República de Moçambique. O período do intercâmbio foi de 16 a 28 de setembro de 2024. O presente texto foi elaborado a partir da perspectiva da pesquisa narrativa por se considerada uma abordagem metodológica adotada à produção de conhecimentos no âmbito da formação docente. As reflexões foram extraídas das narrativas apresentadas pela aluna no retorno do intercâmbio e foram analisadas a partir de referenciais teóricos relacionados à temática. Os resultados apontam para importância de intercâmbios entre instituições para ampliação de experiências formativas, para construção de saberes docentes diferenciados aprendidos em contexto diferenciado além da ampliação da cultura do futuro professor que tem a oportunidade de participar de uma experiência de intercâmbio durante a formação inicial.
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