Nanociência e nanotecnologia em cordel: uma experiência didática na descrição da microscopia eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.61571/riec.v2i2.164Palavras-chave:
Nanociência, Nanotecnologia, Atividades Experimentais, CordelResumo
Este trabalho explora a introdução dos conceitos de Nanociência e Nanotecnologia (N&N) utilizando a linguagem acessível da literatura de cordel, uma forma de expressão cultural tradicional no Brasil. Considerando que tanto a N&N quanto os cordéis são pouco conhecidos entre estudantes, o estudo visa divulgar esses temas de maneira simplificada e envolvente por meio de atividades em um evento intitulado "I Exposição da FACFIS-CANAN-UFPA na E.E.E.M Pedro Amazonas Pedroso", escola localizada em Belém-PA, com a participação de aproximadamente 200 alunos do ensino médio. Um questionário foi aplicado antes das atividades, onde 26 alunos responderam. Os resultados revelaram a falta de familiaridade destes com o tema, principalmente devido à escassez de materiais sobre N&N, assim como a falta de conhecimento dos estudantes referente a literatura de cordel. Dessa maneira, a metodologia demonstrou-se eficaz para a introdução desses conteúdos, com potencial para ser replicada em diferentes séries escolares.
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