Astrofotografia do eclipse lunar parcial: a evolução dessa prática no contexto do ensino de ciências e astronomia
DOI:
https://doi.org/10.61571/riec.v2i2.166Palavras-chave:
Astrofotografia, Eclipse Lunar, Software, Telescópio, SmartphoneResumo
Este trabalho está vinculado a um projeto de extensão da Faculdade de Física do Campus de Ananindeua da Universidade Federal do Pará (FACFIS-CANAN-UFPA) e objetiva mostrar a evolução da astrofotografia no contexto do ensino de ciências e astronomia no Brasil, bem como realizar astrofotografia durante o evento astronômico do Eclipse Lunar Parcial, Super Lua e Lua Cheia do dia 17/09/2024 na cidade de Ananindeua-PA com alunos da FACFIS-CANAN-UFPA utilizando TDICs (softwares e sites) e prática (telescópios e celular), evidenciaram a importância de métodos práticos como ferramenta pedagógica essencial para a compreensão de conceitos abstratos e da astrofotografia. Os alunos e moradores, ao participarem dessa atividade, relataram uma mudança em sua percepção sobre o fenômeno astronômico, demonstrando que a prática da astrofotografia pode aumentar o engajamento e a motivação para o estudo da Astronomia/Ciências/Física. Em suma, a combinação de métodos inovadores e acessíveis, bem como práticas experimentais com a criatividade no uso de recursos digitais acessíveis em ambientes de aprendizagem diversos (escolas, em casa, etc.) é essencial para melhorar o ensino de Astronomia/Ciências/Física e proporcionar aos alunos uma experiência significativa, especialmente em contextos com limitações de infraestrutura e poucos recursos.
Referências
FERREIRA, L.; FURTADO, D. A. Astrofotografia na escola como recurso didático de baixo custo, Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 33, p. 73-105, 2022.
IACHEL, G. Evidenciando as órbitas das luas galileanas através da astrofotografia, Re-vista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 8, p. 37-49, 2009.
JUSTINIANO, A.; BOTELHO, R. Construção de uma carta celeste: Um recurso didático para o ensino de Astronomia nas aulas de Física. Revista Brasileira de Ensino de Físi-ca - RBEF, v. 38, n. 4, p. e4311, 2016.
LANGHI, R.; NARDI, R. Educação em Astronomia: repensando a formação de professo-res. São Paulo: Escritoras editoras, 2012.
MICHA, D. N. Fotos da Lua pelo Mundo: um projeto observacional registrado em fotogra-fia sobre como as fases da Lua se comparam quando observadas dos Hemisférios Norte e Sul. Revista Brasileira de Ensino de Física - RBEF, v. 40, n. 3, p. e3310, 2018.
NEVES, M.C.D.; PEREIRA, R. F. Adaptando uma câmera fotográfica manual simples pa-ra fotografar o céu. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 4, p. 27-45, 2007.
NOGUEIRA, S.; CANALLE, J. B. G. Astronomia Ensinos Fundamental e Médio – V. II - Coleção Explorando o Ensino Fronteira Espacial. 1ª ed. Brasília: MEC, v. 11, 2009. 232 p. PELLEQUER, B. Pequeno guia do céu. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 95p.
OLIVEIRA FILHO, K. S.; SARAIVA, M. F. O. Astronomia e Astrofísica, Ed. da UFRGS, 2000. 810 p.
RIBEIRO, C. A. Astrofotografia na divulgação da Astronomia: uma experiência em esco-las de ensino fundamental e médio de Trairi. Revista Docentes: Inovação metodológi-ca do ensino através da inserção tecnológica, v. 4, n. 8, 2019. https://bit.ly/2IzWY2n.
SARAIVA, M. F. O., AMADOR, C. B., KEMPER, E., GOULART, P. & MULLER, A. As fases da lua numa caixa de papelão. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 4, p. 9-26, 2007.
TEIXEIRA, A. F., COSTA, G. F., NETO, J. N., ARMOND, A. C. M. M. Z.; TORRES, K. B. V. Técnicas de captura e processamento de astrofotografias utilizando equipamentos de baixo custo: uma metodologia para o ensino de astronomia, Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 31, p. 37-65, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Estudos Científicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.