Resumo
O presente artigo de pesquisa original de caráter qualitativo pretende investigar e subsidiar a análise das ações pedagógicas na educação de jovens, adultos, idosos em associação com o projeto político pedagógico institucional, dialogar com os participantes diretos: Gestor escolar, coordenador pedagógico e docentes e com participantes indiretos: Pais, responsáveis legais e corpo discente, dimensão esta por onde ocorre o fenômeno do organismo vivo, espontâneo e de forma dinâmica baseada em autores clássicos, contemporâneos, legislações que tratam de ações pedagógicas e da organização curricular. O olhar atento do pesquisador direciona-se para identificar possíveis fragilidades e ameaças nas práticas educativas vinculadas da organização curricular da EJA alinhado a BNCC e aos livros didáticos articulados com a realidade do universo da EJA em que a coparticipação social está direcionada ao princípio da gestão democrática, participativa e comunicativa. por meio do qual requer despertar e estimular a participação de todos, contribuindo para a efetiva consecução daquilo que está sendo proposto a sociedade civil através de Leis, Sistemas, Diretrizes e Planos promovendo uma eficiente proposta pedagógica seguida da organização curricular para mapear e constatar o perfil da escola EJA, partindo da leitura de mundo: Onde estamos? Para na sequência sabermos para onde vamos e por fim, traçar estratégias de ação para chegar lá à luz da legislação e do que trata as orientações da BNCC. A importância de diagnosticar as ações pedagógicas e da organização do currículo objetiva melhorar o desempenho e o desenvolvimento do processo de ensino e da aprendizagem.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais