OS DESAFIOS DO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS
PDF

Palavras-chave

Língua Inglesa
Processo de ensino-aprendizagem
Metodologia

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender quais os desafios enfrentados pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental na aprendizagem da língua inglesa. A pesquisa é de natureza qualitativa. Utilizamos como instrumentos para a coleta de dados o questionário on line, com perguntas abertas e fechadas, enviado via whatsApp. O campo empírico é uma escola da rede estadual de ensino, localizada na região centro-oeste do Brasil. Os sujeitos da pesquisa são três alunos dos anos finais do ensino fundamental (7º, 8º e 9º ano). Os resultados demonstraram que os professores dessa instituição necessitam repensar as metodologias desenvolvidas na disciplina de língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental, pois de acordo com os dados coletados a não aprendizagem dos alunos refletida na desmotivação, na apatia, na falta de interação nas aulas, nas notas abaixo da média é o resultado de práticas pedagógicas que não condizem com a realidade vivida pelos alunos. Um dos possíveis caminhos para mudar o cenário ora apresentado os próprios alunos já apontaram a direção; aulas com músicas, com memes, com vídeos, por meio da gamificação. Essas práticas pedagógicas centradas nos interesses dos estudantes podem vir a fomentar a aprendizagem de uma nova língua, uma nova cultura de maneira crítica em um mundo cada vez mais globalizado. Também é fundamental o professor salientar que a aquisição dos conhecimentos de forma profunda, futuramente podem vir a gerar oportunidades no campo educacional, social e econômico.

 

https://doi.org/10.55470/rechso.00046
PDF