Resumo
Este artigo tem por objetivo compreender como ocorre o processo de inclusão dos estudantes surdos no contexto da escola regular, de modo a refletir sobre as políticas públicas de inclusão para pessoas surdas, como também analisar como os pais de estudantes surdos veem o processo de inclusão de seus filhos. Pesquisa de cunho qualitativo, inspirada no Estudo de caso, tendo como aporte teórico os seguintes autores: Capovilla (2011), Eyng (2016), Ludke e André (1986), Moura (2008), Moreira (2008), Pádua (2004), Rosa (2011) Skilar (2005) e Triviños (1987). Os sujeitos colaboradores da pesquisa foram três mães de estudantes surdos que estudam numa escola de Ensino Fundamental I. Os dados revelaram que os alunos surdos precisam se adaptar às atividades pedagógicas, uma vez que elas são pensadas para os estudantes ouvintes e o professor, por sua vez, faz o acompanhamento desse estudante surdo para que estes possam realizá-las, o que é um fator a ser repensado tendo em vista que a escola regular é composta, em sua maioria, por profissionais sem formação específica para o trabalho pedagógico efetivo com esses estudantes surdos.