APRENDIZAGEM EM REDE
PDF

Palavras-chave

Redes sociais
Mídias sociais
Aprendizagem
Internet
Colaboração

Resumo

As redes sociais se tornaram um componente essencial do cotidiano de uma grande parcela da população global. Com a ascensão da internet e plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, TikTok e Snapchat, a comunicação e o compartilhamento de informações se tornaram mais acessíveis e imediatos. Além disso, essas plataformas têm sido cada vez mais utilizadas para fins educacionais, promovendo a comunicação entre alunos e servindo como ferramentas para o desenvolvimento de novos conhecimentos e atividades cooperativas. As redes sociais podem ser empregadas como ambientes de aprendizagem, permitindo que os alunos se comuniquem com maior facilidade e rapidez, compartilhem ideias e recursos, e estabeleçam conexões significativas com outros colegas. Entretanto, é crucial ressaltar que o uso das mídias sociais para fins educacionais apresenta desafios e riscos. Questões como a privacidade do usuário, a qualidade das informações compartilhadas e a necessidade de equilibrar a comunicação online e presencial devem ser levadas em consideração. A metodologia utilizada neste estudo consistirá na análise crítica de artigos científicos e outras publicações relevantes da área. É importante enfatizar que a relevância desse tema decorre da necessidade de avaliar o impacto do uso das redes sociais online na aprendizagem dos alunos.

https://doi.org/10.55470/rechso.00075
PDF

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth. ProInfo: Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.

ARAÚJO, Rosana Sarita de. Contribuições da Metodologia WebQuest no Processo de letramento dos alunos nas séries iniciais no Ensino Fundamental. In: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (Org.). Vivências com Aprendizagem na Internet. Maceió: Edufal, 2005.

BANDURA, A. Social learning theory. Prentice-Hall. 1977.

BOWER, M., DALGARNO, B., KENNEDY, G. E., LEE, M. J. W., & KENNEY, J. Design and implementation factors in blended synchronous learning environments: Outcomes from a cross-case analysis. Computers & Education, 86, 1-17. 2015. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.compedu.2015.03.006. Acesso: 10 Out 2022.

BOYD, D. M., & ELLISON, N. B. Social Network Sites: Definition, History, and Scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, 13(1), 210-230. 2007. Disponível em https://doi.org/10.1111/j.1083-6101.2007.00393.x. Acesso: 12 Out 2022.

CASTELLS, M. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, vol. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2002.

COSTA JÚNIOR, J. F.; MORAES, L. S.; LOPES, L. C. L. Reflexões sobre as TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação e as Metodologias Ativas no Processo de Ensino-aprendizagem. In: CAVALHEIRO, Claudionor Nunes; LIMA, Laise Katiane Alencar (org.). Caminhos da Educação: Concepções e Desdobramentos - Volume 2. Formiga: Editora MultiAtual, p. 41-62. 2022. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717446. Acesso em 01 Dez. 2022.

CYSNEIROS, Paulo G. Novas Tecnologias, Informação e Educação e Sociedade. Campinas, São Paulo, Unicamp, CEDES, 2006.

DABBAGH, N., & KITSANAS, A. Personal Learning Environments, social media, and self-regulated learning: A natural formula for connecting formal and informal learning. The Internet and Higher Education, 15(1), 3-8. 2012.

DAVIS, M., DEIL-AMEN, R., RIOS-AGUILAR, C., & GONZALEZ CANCHE, M. S. Social media in higher education: A literature review and research directions. Center for the Study of Higher Education, University of Arizona. 2011.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.

DILLENBOURG, P. Collaborative learning: Cognitive and computational approaches. Advances in learning and instruction series. Oxford: Elsevier, 1999.

DOWNES, S. Connectivism and connective knowledge: Essays on meaning and learning networks. National Research Council Canada, Learning and Technology. 2012.

JUNCO, R. The relationship between frequency of Facebook use, participation in Facebook activities, and student engagement. Computers & Education, v. 58, n. 1, p. 162-171, 2012.

KIRSCHNER, P. A.; KARPINSKI, A. C. Facebook® and academic performance. Computers in Human Behavior, v. 26, n. 6, p. 1237-1245, 2010.

LIMA. Presleyson. LinkedIn para empresas: como utilizar essa importante ferramenta a seu favor. Presleyson Lima. Contagem, Minas Gerais. 2022. Disponível em:

https://presleyson.com.br/2022/02/27/linkedin-para-empresas/. Acesso: 27 Nov 2022.

LAVE, J., & WENGER, E. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge University Press. 1991.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34, São Paulo, 1999.

MACHADO, Joicemegue Ribeiro; TIJIBOY, Ana Vilma. Redes Sociais Virtuais: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa. Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS, V. 3 Nº 1, Maio, 2005.

PATRÍCIO, Maria Raquel; GONÇALVES, Vítor. Facebook: rede social educativa. In: I ENCONTRO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO. Instituto Politécnico de Bragança, p. 593-598, 2010. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/3584/1/118.pdf. Acesso: 08 Nov 2022.

PIAGET, Jean. Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

PIREDDU, Mario. Hacking education. A formação entre a abertura e a tecnologia. Espaço Pedagógico, v. 20, n. 2, p. 246-260, Passo Fundo, jul/dez 2013. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3553. Acesso: 10 Dez 2022.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, 9(5), 1-6. 2001.

RHEINGOLD, H. The virtual community: Homesteading on the electronic frontier. HarperPerennial. 1993.

RHEINGOLD, H. Net Smart: How to thrive online. Cambridge: MIT Press, 2014.

SANTOS, R. A.; CAMPOS, T. C. S.; BARCELOS, G. T.; PAULISTA, C. R.; HORA, H. R. M. Redes sociais na educação: uso do Facebook no estudo de trigonometria no triângulo retângulo. In: 8a Conferencia Iberoamericana de Complejidad, Informática y Cibernética, 2018, Orlando. 9th International Multi-conference on Complexity, Informatics, and cybernetics. Orlando: IIIS, 2018. v. 2. p. 120-125. Disponível em https://www.iiis.org/CDs2018/CD2018Spring/papers/CB143TU.pdf. Acesso em 15 Out 2022.

SELWYN, N. Social media in higher education. The Europa World of Learning, 1-11. 2012.

SIEMENS, G. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, v. 2, n. 1, p. 3-10, 2005.

SIEMENS, G. New structures and spaces of learning: The systemic impact of connective knowledge, connectivism, and networked learning. Journal of Applied Linguistics and Professional Practice, v. 1, n. 2, p. 1-19, 2008.

VYGOTSKY, Lev. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987, p.17.

WELLER, M. The Digital Scholar: How technology is transforming scholarly practice. London: Bloomsbury Academic, 2011.

WENGER, E. Communities of practice: Learning, meaning, and identity. Cambridge University Press. 1998.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais