Resumo
Este artigo estabelece o contexto e a temática central da pesquisa, que é a Filosofia da Educação e sua importância na transformação do ensino. Destaca-se a necessidade de repensar a educação por meio de uma abordagem filosófica, buscando uma prática educacional mais reflexiva, crítica e comprometida com o desenvolvimento integral dos estudantes. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica, selecionando obras de autores brasileiros e hispânicos para enriquecer o debate sobre a temática proposta. São exploradas as relações profundas entre Filosofia e Educação, apresentando as principais correntes filosóficas aplicadas ao contexto educacional. Diversos autores têm fornecido embasamento teórico para a construção de uma educação mais contextualizada e relevante para os desafios contemporâneos. Destacam-se abordagens como a filosofia humanista, pragmática e fenomenológica, que oferecem subsídios para uma educação mais abrangente e significativa. A Filosofia da Educação é vista como uma ferramenta para refletir sobre a essência e os propósitos da educação, incentivando o pensamento crítico e a busca por uma educação mais humanizadora e transformadora. Ressalta-se portanto, a relevância de considerar os diferentes enfoques filosóficos como instrumentos para uma prática educacional mais alinhada com as necessidades e potencialidades dos estudantes. Assim, este trabalho busca apresentar elementos essenciais para compreender como a Filosofia da Educação pode contribuir para a evolução do ensino, instigando a busca por práticas pedagógicas mais significativas e contextualizadas.
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ARENDT, Hannah. A Crise na Educação. In: Entre o passado e o futuro. 10ª edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2008. p.197-249.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 14ª edição. São Paulo: Ática, 2000.
COSTA JÚNIOR, J. F. et al. A importância de um ambiente de aprendizagem positivo e eficaz para os alunos. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 6, p. 324–341, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/116. Acesso em: 01 jul. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino de filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
HERMANN, Nadja. Pensar arriscado: a relação entre filosofia e educação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 1. jan./mar. 2015, p. 217-228.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 22ª edição. São Paulo: Ed. Cortez, 1994.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo :Cortez,1991.
MARINA, José Antonio. Teoría de la inteligencia creadora. Barcelona: Editorial Ariel, 1991.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensando a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
NETO, Henrique Nielsen. Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1988.
NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos Ídolos: como filosofar a marteladas. Tradução de Carlos Antonio Braga. São Paulo: LaFonte, 2018.
ORTEGA Y GASSET, José. La misión del bibliotecario y otros ensayos. Madrid: Revista de Occidente, 1968.
ORTEGA Y GASSET, José. Misión de la Universidad. Madrid: Espasa Calpe, 1930.
ORTEGA Y GASSET, José. La rebelión de las masas. Madrid: Revista de Occidente, 1930.
PEREIRA, Cássia Regina Dias. Filosofia e Sociologia: Um Estímulo à Consciência Crítica. IX Congresso Nacional de Educação – Educere, III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia – 26 a 29 de outubro de 2009 – PUC-Pr.
PRETTO, Nelson. Pedagogia e comunicação: a relação pedagógica no contexto da tecnologia. Salvador: Edufba, 2005.
SAVIANI. Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo, Autores Associados/Cortez, 1980.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 42ª edição. São Paulo: Ed. Ática, 2008.
SAVATER, Fernando. O Valor de Educar. 10ª edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 1997.
SOBRINHO, Ivan Pereira da Silva. Filosofia da Educação: uma abordagem sobre fundamentos da Educação Progressista no Brasil.Estação Científica - Juiz de Fora, nº 13, janeiro–junho / 2015.
TEIXEIRA, Anísio. Educação é um direito. 3ª edição. São Paulo: Ed. Saraiva, 1968.
TEIXEIRA, Anísio. Educação para a democracia. Rio de Janeiro: Ed.UFRJ. (Original publicado em 1936). 1997.
ZAMBRANO, María. Filosofía y poesía. Madrid: Ediciones Siruela, 1939.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais