A importância das emoções na aprendizagem escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61571/riec.v1i2.114

Palavras-chave:

Educação Infantil, Perspectiva Inclusiva, Diversidade, Desenvolvimento Integral

Resumo

O tema em estudo neste artigo é a importância das emoções na aprendizagem escolar com o objetivo de refletir sobre a importância das emoções na aprendizagem escolar motivado pela questão: as emoções são importantes para a aprendizagem escolar? A abordagem metodologia fixou-se na pesquisa bibliográfica em livros e artigos que exploram “emoções” associadas a “aprendizagem”. O texto está estruturado em quatro sessões: emoções e aprendizagem escolar; o impacto das emoções nas relações educacionais; estratégias para integrar emoções na educação; o ensino religioso e o desenvolvimento emocional. Este estudo demonstrou que as emoções desempenham um papel fundamental na motivação e no desempenho dos estudantes, enfatizando a necessidade de abordagens pedagógicas que integrem as emoções de maneira eficaz.

Biografia do Autor

Marco Antonio da Silva, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Professor da Educação Básica e Ensino Superior. Doutorando em Ciências da Educação. Mestre em Ciências das Religiões. Especialista em Filosofia, Gestão Escolar: Inspeção, orientação e supervisão, Ensino Religioso, Projetos Educacionais, Psicopedagogia Clínica e Institucional. Licenciado em Filosofia e em Pedagogia.

Referências

ALBINO, L. M. de S., BARROS, S. G. A teoria das inteligências múltiplas de Gardner e sua contribuição para a educação. Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate, v. 7, n.1, p. 148-168. 2021. Disponível em: https://revistas2.unifan.edu.br/index.php/RevistaISE/article/view/683. Acesso em: 06 out 2023.

BARBOSA, M. de S. O que dizem os estudos sobre competências socioemocionais: uma revisão de literatura. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 08, Ed. 07, v. 4, p. 141-169. Julho de 2023. ISSN: 2448-0959. DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/estudos-sobre-competencias. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/estudos-sobre-competencias. Acesso em: 05 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 05 out. 2023.

BOSSA, N. A. A psicopedagogia no Brasil. Psico–pedagógica, 2006.

FERREIRA, L. A. M. Educação infantil e a família: perspectiva jurídica desta relação na garantia do direito à educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, v. 25, n. 3, 2009.

FONSECA, V. da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, v. 33, n. 102, p. 365-384, 2016.

GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na Prática. Porto Alegre: Artmed. 1983.

GOLEMAN, D. Inteligência emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. (M. Santarrita, Trad.) Objetiva. (Trabalho original publicado em 1995). 2011.

ILLERIS, K. Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, p. 15-30, 2013.

METRING, R.; SAMPAIO, S. Neuropsicopedagogia e aprendizagem. Wak, 2020.

SCORTEGAGNA, E. P. NEUROPSICOPEDAGOGIA. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta-RS, v. 4, n. 1, p. 44-44, 2016.

SOUZA, R. R. de. Construção, evidências de validade e normatização de uma escala de competências socioemocionais para estudantes universitários. [tese de doutorado apresentada à Universidade de Brasília].2022. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44963. Acesso em: 01 out. 2023.

ZORTÉA, V. G.; PERINI, É. R.; BERGMANN, H. M. B. O desenvolvimento das competências socioemocionais na elaboração do documento curricular de ensino religioso do estado do Espírito Santo. Protestantismo em Revista, v. 46, n. 1, p. 20-36. 2020. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/4089. Acesso em: 02 out. 2023.

SILVA, E. de A. da. Os Significados das Emoções na Educação das Crianças. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ed. 09. Ano 02, v. 02. p. 88-110, 2017. DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/emocoes-na-educacao. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/emocoes-na-educacao. Acesso em: 03 out 2023.

Downloads

Publicado

11-10-2023

Como Citar

Silva, M. A. da, & Barbosa, M. de S. (2023). A importância das emoções na aprendizagem escolar. Revista Internacional De Estudos Científicos, 1(2), 38–50. https://doi.org/10.61571/riec.v1i2.114

Edição

Seção

Artigos