Conectando alunos e educadores em tempos de isolamento: experiências e barreiras no ensino à distância durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61571/riec.v1i2.115

Palavras-chave:

Educação a Distância, Pandemia, Práticas Pedagógicas, Inovação Educacional, Aprendizagem Online

Resumo

A Educação a Distância (EAD) surgiu como uma resposta vital às mudanças educacionais aceleradas pela pandemia da COVID-19. Este artigo explora as dificuldades enfrentadas e as estratégias cruciais para melhorar as práticas pedagógicas na EAD. Inicialmente, destaca-se o contexto educacional antes da pandemia e a transição para a EAD, enfatizando a necessidade de adaptação ágil. As barreiras enfrentadas, como a falta de acesso à tecnologia e desafios de comunicação, foram analisadas, ressaltando a importância de estratégias para superá-las. O artigo, então, se concentra nas estratégias de conexão e melhoria na EAD, destacando a capacitação docente, as inovações tecnológicas e as políticas educacionais como pilares fundamentais. A capacitação contínua dos educadores é identificada como um requisito essencial para a eficácia da EAD. Além disso, a integração de tecnologias inovadoras e a promoção da interatividade são consideradas cruciais para uma experiência de aprendizagem mais envolvente. Políticas educacionais alinhadas com a inovação e a equidade são vistas como determinantes para o sucesso da EAD. O artigo conclui destacando a importância de enfrentar os desafios da EAD para garantir uma educação inclusiva e eficaz. Incentiva-se a comunidade acadêmica a continuar refletindo e inovando, propondo sugestões para pesquisas futuras, como a avaliação da saúde mental dos alunos e a eficiência da formação docente. Encoraja-se uma abordagem de aprendizagem dinâmica, alinhada com as necessidades da sociedade contemporânea, e a busca incessante por uma EAD que seja adaptável, inclusiva e de alta qualidade.

Biografia do Autor

Izomar da Silva Oliveira, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Professor de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas. Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Ciências da Educação, Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Licenciado em Letras.

Referências

ANDERSON, T. Theory and Practice of Online Learning. Athabasca University Press, 2008.

ANDERSON, T. Teaching in an Online Learning Context. In T. Anderson (Ed.), The Theory and Practice of Online Learning (2nd ed., p. 343-395). AU Press, Athabasca University, 2008. Disponível em: https://www.aupress.ca/app/uploads/120146_99Z_Anderson_2008-Theory_and_Practice_of_Online_Learning.pdf. Acesso em: 08 set. 2023.

ANDERSON, T. Modes of Interaction in Distance Education: Recent Developments and Research Questions. Handbook of Distance Education, p. 129-144, 2003.

BATES, A. W. Teaching in a Digital Age: Guidelines for Designing Teaching and Learning for a Digital Age. Tony Bates Associates Ltd, 2015.

COSTA JÚNIOR, J. F. et al. A importância de um ambiente de aprendizagem positivo e eficaz para os alunos. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 6, p. 324–341, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/116. Acesso em: 01 set. 2023.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. The" What" and" Why" of Goal Pursuits: Human Needs and the Self-Determination of Behavior. Psychological Inquiry, v. 11, n. 4, p. 227-268, 2000. DOI: 10.1207/S15327965PLI1104_01. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/S15327965PLI1104_01. Acesso em: 08 set. 2023.

DICKEY, M. D. Engaging by Design: How Engagement Strategies in Popular Computer and Video Games Can Inform Instructional Design. Educational Technology Research and Development, v. 53, n. 2, p. 67-83, 2005. DOI: 10.1007/BF02504866. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF02504866. Acesso em: 08 set. 2023.

GARRISON, D. R.; ANDERSON, T.; ARCHER, W. Critical inquiry in a text-based environment: Computer conferencing in higher education. The Internet and Higher Education, v. 2, n. 2-3, p. 87-105, 2000. DOI: 10.1016/S1096-7516(00)00016-6. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1096751600000166. Acesso em: 10 set. 2023.

GARRISON, D. R. E-Learning in the 21st Century: A Framework for Research and Practice. Routledge, 2017.

HARASIM, L. Learning Theory and Online Technologies. Routledge, 2017.

HODGES, C., et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 10 set. 2023.

KNOWLES, M. S. Andragogy in Action: Applying Modern Principles of Adult Education. Jossey-Bass, 1984.

LIU, S., et al. Online Mental Health Services in China during the COVID-19 Outbreak. The Lancet Psychiatry, v. 7, n. 4, e17-e18, 2020. DOI: 10.1016/S2215-0366(20)30077-8. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2215036620300778. Acesso em: 09 set. 2023.

MOORE, M. Handbook of Distance Education. Routledge, 2013.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Distance Education: A Systems View of Online Learning. Cengage Learning, 2011.

MORAN, J. M. Educação inovadora presencial e a distância. 2003. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/inov.pdf. Acesso em: 01 set. 2023.

MORAN, J.M.; MASETTO, M.T; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e Mediação Pedagógica. 21.ed. Campinas, Papirus, 2013.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Building Online Learning Communities: Effective Strategies for the Virtual Classroom. John Wiley & Sons, 2007.

PETERS, O. Learning and Teaching in Distance Education: Pedagogical Analyses and Interpretations. Psychology Press, 2001.

SIEMENS, G. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, v. 2, n. 1, p. 3-10, 2005. Disponível em: http://www.itdl.org/Journal/Jan_05/article01.htm. Acesso em: 01 set 2023.

Vroom, V. H. Work and Motivation. John Wiley & Sons, 1964.

XAVIER, A. C. Educação tecnológica e inovação: desafio da aprendizagem hipertextualizada na escola contemporânea. Revista (Con) Textos Linguísticos. Espírito Santo: UFES, vol. 7, nº 8.1, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6004. Acesso em: 10 set. 2023.

Downloads

Publicado

09-10-2023

Como Citar

Oliveira, I. da S. (2023). Conectando alunos e educadores em tempos de isolamento: experiências e barreiras no ensino à distância durante a pandemia. Revista Internacional De Estudos Científicos, 1(2), 1–24. https://doi.org/10.61571/riec.v1i2.115

Edição

Seção

Artigos