Disgrafia motora na infância: explorando as potenciais causas e implicações para a prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61571/riec.v2i1.143

Palavras-chave:

Disgrafia motora, Dificuldades de aprendizagem, Intervenção precoce, Colaboração multidisciplinar, Tecnologias assistivas

Resumo

Neste estudo é explorada a disgrafia motora na infância, uma dificuldade específica de aprendizagem que afeta a habilidade de escrever de forma clara e coerente. Inicialmente, contextualiza-se a disgrafia motora, ressaltando sua importância e os impactos que pode ter no desenvolvimento acadêmico e emocional das crianças. Em seguida, são investigadas as causas dessa condição, incluindo fatores neurobiológicos, cognitivos, genéticos e ambientais, bem como sua complexa interação com habilidades motoras finas, linguagem e processamento visual. É destacada a necessidade de uma abordagem colaborativa entre educadores, terapeutas e pais para identificar e oferecer suporte adequado às crianças com disgrafia motora, reconhecendo o papel fundamental das tecnologias assistivas e recursos educacionais alternativos nesse processo. Por fim, ressalta-se a importância contínua da pesquisa, educação e conscientização sobre a disgrafia motora, visando garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação inclusiva e de qualidade. Neste sentido, este estudo enfatiza a necessidade de uma abordagem centrada na criança, que reconheça e atenda às suas necessidades individuais, promovendo assim seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.

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Publicado

02-04-2024

Como Citar

Silva, C. F. dos S., Lopes, S. C. B., & Duarte, E. M. da S. (2024). Disgrafia motora na infância: explorando as potenciais causas e implicações para a prática pedagógica. Revista Internacional De Estudos Científicos, 2(1), 43–64. https://doi.org/10.61571/riec.v2i1.143

Edição

Seção

Artigos