TIKTOK E A NOVA ERA DA APRENDIZAGEM CRIATIVA
PDF

Palavras-chave

Pandemia
Ensino Remoto Emergencial
TikTok
Criatividade
Aprendizagem Criativa

Resumo

A criatividade tornou-se uma demanda cada vez mais solicitada em meio ao contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O período pandêmico causado pela COVID-19 por ocasionar o afastamento social foi desafiador, exigindo maior preocupação com o rendimento, o engajamento do aluno e a qualidade do ensino nas aulas remotas, na busca por novos recursos didáticos e midiáticos para qualificar e aproximar as relações ensino-aprendizagem, tal contexto levou os profissionais da educação a utilizar a ferramenta em maior evidência: TikTok como ambiente de aprendizagem. Este artigo trata da aprendizagem criativa no TikTok. O estudo apresenta um diálogo entre o conceito de criatividade e sua aplicabilidade na mídia social. A investigação teve como aparato metodológico um estudo bibliográfico, acompanhado de uma pesquisa de caráter descritiva e exploratória. Entre os resultados e discussões realizadas ao longo do estudo, verificou-se que o TikTok pode estimular e contribuir para o desenvolvimento da capacidade criativa dos alunos em criar e produzir conteúdos educacionais e, também de conceber, de modo lúdico, a relação entre teoria e prática, conhecimento e entretenimento.

https://doi.org/10.55470/rechso.00050
PDF