ITINERÁRIO FORMATIVO DE PAULO FREIRE
PDF

Palavras-chave

Paulo Freire
Intinerário Formativo
Ato Pedagógico
Dialogia

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa mais ampla, realizada nos estudos dos autores, entre os anos de 2012 e 2013. Advém de um estudo qualitativo, de natureza básica: quanto aos objetivos, exploratória, e quanto aos procedimentos, bibliográfica. Objetiva apresentar o itinerário formativo de Paulo Freire e sua concepção de ato educativo, como ação especificamente dialógica. Utilizou-se, como corpus de estudo, a produção acadêmico-científica publicizada na plataforma Capes, nos repositórios das bibliotecas das instituições de ensino superior públicas e nos periódicos cadastrados no Scielo. Os resultados apontam para uma compreensão complexa do ato educativo em Freire e a ressignificação de seu itinerário formativo, frente aos seus estudos e ao seu legado. Em termos de conclusão, aponta-se, especialmente, a necessidade de uma revisão sistemática daquilo que se vem produzindo sobre Freire, a partir da dimensão epistemológica de seu pensamento, com foco na prática educativa.

 

https://doi.org/10.55470/rechso.00052
PDF