Resumo
Com o intuito de oferecer o apoio necessário aos estudantes com deficiência, consideramos relevante o papel desempenhado pelo Profissional de Apoio à Inclusão Escolar (PAIE), que tem recebido outras denominações, tais como cuidador, monitor, auxiliar, entre outros. Sendo um profissional relativamente recente nas instituições de ensino superior, por vezes é dado pouca ênfase às suas contribuições em relação à política inclusiva. Este estudo teve como objetivo analisar as funções e contribuições dos PAIE para a inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior. A pesquisa é qualitativa, de caráter descritivo, do tipo bibliográfica, realizada a partir da legislação atual e de debates teóricos de autores que abordam a temática. O referencial teórico traz informações como: inclusão, ensino superior, legislação, profissional de apoio, estudantes com deficiência. Foi identificado — pela própria complexidade e especificidades dos conteúdos do ensino superior — que os profissionais de apoio realizam majoritariamente atividades de deslocamento, higiene e auxílios na guarda e administração de medicamentos — isso com prescrição médica. Assim, o profissional de apoio tem a função de dar suporte ao aluno em atividades que os mesmos não possuam independência. Entendemos que esse profissional deve fazer parte de uma rede de serviços de apoio, mas que não deve substituir a função de professores ou de outros profissionais especializados que podem contribuir para o processo de inclusão. Desta forma, espera-se que a pesquisa contribua para a área acadêmica e para a ampliação da rede de apoio no sistema educacional superior.