O PAPEL DO PROFISSIONAL PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL E CLINICO
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Palavras-chave

Psicopedagogia
Setor Pedagógico
Atendimento Educacional Especializado

Resumo

O presente trabalho foi escrito com o objetivo de apresentar aos profissionais que atuam na área da Psicopedagogia e Gestão Pedagógica/Administrativo da Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) os problemas de aprendizagem em que as crianças estão situadas sobre este paradigma, ou seja, as dificuldades de aprendizagem de cada criança. É importante frisar que durante os estudos realizados no decorrer das observações sobre o espaço de discussão do AEE na escola e gestão deste espaço, sentiu-se a necessidade de investigar sobre a função, habilidades e competências que o profissional Psicopedagogo e Gestor Escolar desenvolvem no campo de atuação. Na escrita deste trabalho nos respaldamos em BOSSA (1994) que traz discussões voltadas para o campo de atuação do psicopedagogo nos espaços institucionais e fora da unidade escolar, bem como questões ligadas a formação, identidade e construção do sujeito, e, sobretudo, questões essenciais ao processo de aquisição de conhecimentos. Já EDITH (1993) nos apresenta questões imprescindíveis ao processo de intervenção escolar por parte do Psicopedagogo junto à gestão escolar e comunidade estudantil, e por último nos referenciamos nas contribuições de WEISS (2003) sobre a Psicopedagogia clínica partindo de uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Portanto, o profissional Psicopedagogo deve-se adequar a cada setor pedagógico de acordo com a demanda de atendimentos a serem realizados, bem como o Psicopedagogo deve-se incentivar a implantação de projetos sociais que assegurem o processo de atendimento educacional especializado nas unidades escolares, dentre outros espaços formativos.

https://doi.org/10.55470/rechso.00061
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