Resumo
Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão da literatura, analisar Produtos Educacionais (PEs) sobre a temática abordada e propor a elaboração de um Repositório para jogos eletrônicos educativos como Produto Educacional voltado à otimização do processo de ensino e aprendizagem do componente curricular Educação Física nos anos finais do ensino fundamental. Foi utilizada como metodologia uma pesquisa do tipo estado da arte, com caráter exploratório. No tocante aos procedimentos técnicos, foi promovida uma investigação bibliográfica, envolvendo a identificação e análise de Dissertações defendidas entre os anos de 2013 a 2022, bem como dos respectivos PEs elaborados pelos egressos dos Programas de Pós-graduação de mestrados profissionais, principalmente na área de ensino. Em seguida, foi realizada a análise reflexiva de três PEs encontrados. Através da análise da literatura sobre a temática bem como dos PEs analisados, restou evidenciado que o desenvolvimento de um Repositório para jogos eletrônicos educativos de Educação Física voltados aos discentes dos anos finais do ensino fundamental não apenas é possível como é viável e tem amparo legal, possuindo considerável potencial para a otimização do processo de ensino e aprendizagem no contexto educacional.