PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DA TECNOLOGIA
PDF

Palavras-chave

Engagement
Ensino
Aprendizagem
TIC

Resumo

Melhorar o envolvimento dos alunos é de vital importância para os professores do ensino escolar e superior. A tecnologia educacional tem sido associada ao envolvimento dos alunos, e os professores em formação e em serviço precisam desenvolver habilidades e conhecimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para aplicá-los em sala de aula, bem como desenvolver habilidades de TIC nos alunos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi realizar uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre a importância da tecnologia no contexto de ensino e aprendizagem acadêmica. Especificamente, foi dado ênfase aos assuntos de Tecnologia da Informação e Comunicação aplicado ao ensino escolar. Além disso, foi abordado a metodologia do Engagement acadêmico estudantil. Esta revisão descobriu que a tecnologia educacional apoia o engajamento dos alunos, sendo o comportamental e o afetivo as dimensões mais prevalentes. Ferramentas de Redes Sociais (FRS), ferramentas de organização e compartilhamento de conhecimento, ferramentas baseadas em texto e ferramentas de criação de sites foram as mais eficazes na promoção do engajamento. No entanto, é necessário cautela ao empregar FRS e ferramentas de avaliação, pois também foram mais propensos a levar ao desengajamento. Mais pesquisas são necessárias sobre como a tecnologia educacional afeta o desengajamento, como as ferramentas são usadas nos programas de formação de professores on-line e como integrar efetivamente o FRS nos programas de educação.

https://doi.org/10.55470/rechso.00068
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais