METODOLOGIAS ATIVAS E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
PDF

Palavras-chave

Metodologias Ativas
Aprendizado cooperativo
Tecnologia Educacional
TICs na educação
Tecnologias educacionais

Resumo

O objetivo deste artigo é explorar como as metodologias ativas e as tecnologias educacionais, sobretudo as digitais, podem fomentar uma participação mais ativa dos alunos em seu processo de aprendizagem e sugerir possíveis mudanças nas práticas pedagógicas. O blended learning, concebido em sentido mais estrito como o mix de atividades presenciais e online, e, em um sentido mais amplo, como o mix de diferentes metodologias e espaços, pode ser considerado o futuro das atividades educacionais. As seguintes metodologias são discutidas: sala de aula invertida, instrução de pares, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem baseada em jogos. A investigação mostra que estas metodologias, quando combinadas adequadamente com as tecnologias de informação e comunicação, resultam numa maior motivação e envolvimento dos alunos. Embora essas estratégias não gerem melhora na retenção imediata do conhecimento, são desenvolvidas habilidades mais complexas quando comparadas aos métodos tradicionais de ensino, como: resolução de problemas, transferência do conhecimento para a realidade e retenção do conhecimento em longo prazo. O artigo conclui com uma crítica aos discursos contemporâneos que colocam o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, reivindicando uma pedagogia descentralizada, na qual os alunos interagem uns com os outros, professores e outros atores, em grupos colaborativos onde não há necessidade de um centro, ou em que cada um desses atores pode, alternativamente, desempenhar uma função central.

https://doi.org/10.55470/rechso.00069
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais