A INFLUÊNCIA DOS PARES NA APRENDIZAGEM
PDF

Palavras-chave

Influência dos pares na aprendizagem
Intervenções pedagógicas
Processo metacognitivo
Automonitoramento
Motivação

Resumo

A influência dos pares na aprendizagem é um tema de grande relevância para a educação, uma vez que os estudantes passam a maior parte do seu tempo na escola em contato com seus colegas, e muitos estudos têm demonstrado a importância da interação social no processo de aprendizagem neste início do século XXI. O tema tem sido objeto de estudo em diversas áreas, como psicologia e educação. Pesquisas mostram que os colegas podem afetar positivamente ou negativamente o desempenho acadêmico e o engajamento dos alunos na escola. A interação com os pares também pode influenciar a autoestima, a autoeficácia e a identidade dos estudantes. Portanto, objetiva-se neste artigo, instigar uma reflexão voltado às perspectivas de ensino aprendizagem da influência dos pares relacionados aos desafios da aplicação da metodologia de aprendizagem às práticas docentes para superar as complexidades de aprendizagem nas instituições de ensino e do ato educativo em geral, tanto na questão de educar para a eficácia, autonomia, senso crítico quanto na aquisição da habilidade metacognitiva relacionada a um controle sobre aquilo que aprendemos cognitivamente. As experiências e estudos mostram que as intervenções pedagógicas apoiadas nas atividades colaborativas, interativas mediadas pelo professor ao planejar e organizar suas aulas com  foco na realidade e ação dos estudantes trazem resultados de aprendizagem significativos, positivos. Deste modo, a proposta de aprendizagem por pares apresenta-se como uma das possíveis respostas para o desafio da educação frente à atmosfera apática no ambiente institucional, educativo, bem como contribuir para redimensionar o individualismo no processo de ensino e da aprendizagem, promovendo motivação, autonomia, criticidade e auto-regulação. 

https://doi.org/10.55470/rechso.00073
PDF

Referências

BANDURA, A. Social learning theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1977.

BANDURA, A. A teoria social cognitiva da aprendizagem. In: COLL, C. et al. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. p. 51-78.

BANDURA, A. Self-efficacy in changing societies. Cambridge University Press. 1995.

BANDURA, A. Social foundations of thought and action: A social cognitive theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1995.

BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos da Psicologia Escolar. 5. ed. São Paulo: Ática, 1998.

BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A influência dos pares na aprendizagem. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 55-65, 2004.

COSTA JÚNIOR, J. F.; LIMA, P. P. de .; ARCANJO, C. F. .; SOUSA, F. F. de .; SANTOS, M. M. de O. .; LEME, M. .; GOMES, N. C. . Um olhar pedagógico sobre a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 5, p. 51–68, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/70. Acesso em 01 mar. 2023.

DOISE, W.; MUGNY, G. Psicologia social e desenvolvimento cognitivo. Lisboa: Ed. Instituto Piaget, 1997.

ELLIOTT, E. S.; DWECK, C. S.; YEAGER, D. S. Goal setting, achievement orientation, and intrinsic motivation: A mediational analysis. Journal of Personality and Social Psychology, v. 76, n. 3, p. 349-361, 1999.

ELLIOTT, E. S. et al. Peer and cross-age tutoring in math: Outcomes and their design implications. Educational Psychology Review, v. 11, n. 4, p. 337-372, 1999.

ELLIOTT, E. S. et al. Peer and teacher influences on the high school student's self-efficacy, task value, and achievement. Journal of Educational Psychology 91(1): 23-31. 1999.

ETCHEVERRIA, Teresa Cristina. A Problematização no Processo de Construção de Conhecimento. In: GALIAZZI, Maria do Carmo; AUTH, Milton; MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo (Org). Aprender em Rede na Educação em Ciências. Ed. Unijuí, 2008.

FESTINGER, L. (1954). A theory of social comparison processes. Human relations, 7(2), 117-140.

FIGUEIREDO, F. J. Q. A aprendizagem colaborativa de línguas: algumas considerações conceituais e terminológicas. In: ______. (Org.). Aprendizagem colaborativa de línguas. Goiânia: Ed. UFG, 2006. p. 11-45.

FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive–developmental inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979.

GOMES, C. M. S. A influência dos pares na aprendizagem. In: ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. p. 335-364.

HATTIE, J.; TIMPERLEY, H. The power of feedback. Review of Educational Research, v. 77, n. 1, p. 81-112, 2007.

KANDEL, D. B. Similarity in real-life adolescent friendship pairs. Journal of Personality and Social Psychology, 36(3), 306–312. 1978. Disponível em https://doi.org/10.1037/0022-3514.36.3.306. Acesso em 08 mar 2023.

MORTIMER, Eduardo F. Atividade Discursiva nas Salas de Aula de Ciências: Uma Ferramenta Sociocultural Para Analisar e Planejar o Ensino. In: Investigações em Ensino de Ciências – V7(3), pp. 283-306, 2002.

PAJARES, F. Self-efficacy beliefs in academic settings. Review of educational research, 66(4), 543-578. 1996.

PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.

ROBBINS, S. B., Lauver, K., Le, H., Davis, D., Langley, R., & Carlstrom, A. Do psychosocial and study skill factors predict college outcomes? A meta-analysis. Psychological bulletin, 130(2), 261-288. 2004.

RYAN, R. M.; PATRICK, H. The classroom social environment and changes in adolescents' motivation and engagement during middle school. American Educational Research Journal, v. 38, n. 2, p. 437-460, 2001.

TASSONI, E. C. M. Afetividade e aprendizagem: A relação professor-aluno in Psicologia, análise e crítica da prática educacional. Campinas: ANPED, 2000.

TOPPING, K. J. The effectiveness of peer tutoring in further and higher education: A typology and review of the literature. Higher Education, v. 32, n. 3, p. 321–345, 1996.

TOPPING, K. J.; EHLY, S. E. Peer-assisted learning. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1998.

TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom Adriano F. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, [S. l.], p. 61–93, 2014.

WENTZEL, K. R.; ASHER, S. R. The academic lives of neglected, rejected, popular, and controversial children. Child Development, v. 66, n. 3, p. 754-763, 1995.

WENTZEL, K. R. Motivation and achievement in early adolescence: The role of multiple classroom goals. The Journal of Early Adolescence, 13(1), 4–20. 1993. Disponível em https://doi.org/10.1177/027243169301300100. Acesso em 10 mar. 2023.

WENTZEL, K. R. Does being good make the grade? Social behavior and academic competence in middle school. Journal of Educational Psychology, 85(2), 357-364.1993.

WENTZEL, K. R. Social relationships and motivation in middle school: the role of parents, teachers, and peers. Journal of Educational Psychology, v. 85, n. 3, p. 438–448, 1993.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais