Resumo
A influência dos pares na aprendizagem é um tema de grande relevância para a educação, uma vez que os estudantes passam a maior parte do seu tempo na escola em contato com seus colegas, e muitos estudos têm demonstrado a importância da interação social no processo de aprendizagem neste início do século XXI. O tema tem sido objeto de estudo em diversas áreas, como psicologia e educação. Pesquisas mostram que os colegas podem afetar positivamente ou negativamente o desempenho acadêmico e o engajamento dos alunos na escola. A interação com os pares também pode influenciar a autoestima, a autoeficácia e a identidade dos estudantes. Portanto, objetiva-se neste artigo, instigar uma reflexão voltado às perspectivas de ensino aprendizagem da influência dos pares relacionados aos desafios da aplicação da metodologia de aprendizagem às práticas docentes para superar as complexidades de aprendizagem nas instituições de ensino e do ato educativo em geral, tanto na questão de educar para a eficácia, autonomia, senso crítico quanto na aquisição da habilidade metacognitiva relacionada a um controle sobre aquilo que aprendemos cognitivamente. As experiências e estudos mostram que as intervenções pedagógicas apoiadas nas atividades colaborativas, interativas mediadas pelo professor ao planejar e organizar suas aulas com foco na realidade e ação dos estudantes trazem resultados de aprendizagem significativos, positivos. Deste modo, a proposta de aprendizagem por pares apresenta-se como uma das possíveis respostas para o desafio da educação frente à atmosfera apática no ambiente institucional, educativo, bem como contribuir para redimensionar o individualismo no processo de ensino e da aprendizagem, promovendo motivação, autonomia, criticidade e auto-regulação.
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