METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DO ALUNO
PDF

Palavras-chave

Metodologias Ativas
Autonomia
Protagonismo
Aprendizagem
Papel do professor

Resumo

Este artigo explora a relação entre as metodologias ativas de aprendizagem e a promoção da autonomia do aluno. Com base em pesquisas e estudos relevantes, examinamos como as metodologias ativas podem incentivar o desenvolvimento da autonomia dos alunos, empoderando-os como protagonistas de seu próprio processo de aprendizagem. Discutiremos os conceitos chave das principais metodologias ativas de aprendizagem, bem como suas características e benefícios para o aprendizado. Além disso, serão apresentados elementos positivos e evidências que apontam como as metodologias ativas podem promover a autonomia do aluno em diversas áreas do conhecimento. Para tal, serão oferecidas reflexões sobre o papel do professor nesse contexto, enfatizando sua importância como facilitador e mediador do processo de aprendizagem autônoma dos alunos, além das abordagens pedagógicas que sustentam tais metodologias.

https://doi.org/10.55470/rechso.00092
PDF

Referências

BANDURA, A. Self-Efficacy: The Exercise of Control. Freeman. 1997.

BARROWS, H. S. Problem-Based Learning in Medicine and Beyond: A Brief Overview. New Directions for Teaching and Learning, 1996. v. 68, p. 3-12. 1996.

BASTOS, C. C. Metodologias ativas. 2006. Disponível em: http://educacaoemedicina.blogspot.com.br/2006/02/metodologias-ativas.html. Acesso em: 01 jun. 2023.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Flip Your Classroom: Reach Every Student in Every Class Every Day. International Society for Technology in Education. 2012.

BONWELL, C. C.; EISON, J. A. Active Learning: Creating Excitement in the Classroom. ASHE-ERIC Higher Education Report No. 1. Jossey-Bass. 1991.

BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista: Sociedade, Educação, Gestão e Sustentabilidade. Salvador: Visconde de Cairu, ano 03, n° 04, p. 1 19- 143, jul/ago. 2014.

BRANSFORD, J. D.; BROWN, A. L.; COCKING, R. R. (Eds.). How People Learn: Brain, Mind, Experience, and School. National Academy Press. 2000.

BROOKFIELD, S. D. Becoming a Critically Reflective Teacher. Wiley. 2017.

COSTA JÚNIOR, J. F. et al. As Metodologias Ativas no processo de Ensino/Aprendizagem e a autonomia docente: um breve estudo sob a ótica de John Dewey. In: SILVEIRA, Resiane Paula de (org.). Traços e Reflexões: Educação e Ensino - Volume 5. Formiga: Editora Uniesmero, 2022. p.43-63. Disponível em:https://doi.org/10.5281/zenodo.7490522. Acesso em: 18 mai. 2023.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic Motivation and Self-Determination in Human Behavior. Springer Science & Business Media. 1985.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. The "What" and "Why" of Goal Pursuits: Human Needs and the Self-Determination of Behavior. Psychological Inquiry, v. 11, n. 4, p. 227-268. 2000.

DEWEY, J. Experience and Education. Kappa Delta Pi. 1938.

DORI, Y. J.; BELCHER, J. How Does Technology-Enabled Active Learning Affect Undergraduate Students' Understanding of Electromagnetism Concepts? The Journal of the Learning Sciences, v. 14, n. 2, p. 243-279. 2005.

FLAVELL, J. H. Metacognition and Cognitive Monitoring: A New Area of Cognitive-Developmental Inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906-911. 1979.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. New York: Herder & Herder, 1970.

GARRISON, D. R. Self-Directed Learning: Toward a Comprehensive Model. Adult Education Quarterly, v. 48, n. 1, p. 18-33. 1997.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; HOLUBEC, E. J. Cooperative Learning in the Classroom. Association for Supervision and Curriculum Development. 1994.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T. An educational psychology success story: Social interdependence theory and cooperative learning. Educational Researcher, v. 38, n. 5, p. 365-379. 2009.

KNOWLES, M. S.; HOLTON III, E. F.; SWANSON, R. A. The Adult Learner: The Definitive Classic in Adult Education and Human Resource Development. Routledge. 2015.

KNOWLES, M. S. Self-Directed Learning: A Guide for Learners and Teachers. Association Press. 1975.

MEZIROW, J. Transformative Dimensions of Adult Learning. Jossey-Bass. 1991.

MICHAELSEN, L. K.; KNIGHT, A. B.; FINK, L. D. Team-Based Learning: A Transformative Use of Small Groups in College Teaching. Stylus Publishing. 2002.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Intrinsic and Extrinsic Motivations: Classic Definitions and New Directions. Contemporary Educational Psychology, v. 25, n.1, p. 54-67. 2000.

SAVERY, J. R.; DUFFY, T. M. Problem Based Learning: An Instructional Model and Its Constructivist Framework. Educational Technology, v. 35, n.5, p. 31-38. 1995.

SAVERY, J. R. Overview of Problem-Based Learning: Definitions and Distinctions. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, v.1, n.1, p. 9-20. 2006.

SCHRAW, G.; DENNISON, R. S. Assessing metacognitive awareness. Contemporary Educational Psychology, v. 19, n. 4, p. 460-475. 1994.

SCHRAW, G.; MOSHMAN, D. Metacognitive Theories. Educational Psychology Review, v. 7, n. 4, p. 351-371.1995.

THOMAS, J. W. A Review of Research on Project-Based Learning. Autodesk Foundation. 2000.

VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Harvard University Press. 1978.

YIN, R. K. Case Study Research: Design and Methods. Sage Publications. 2003.

ZIMMERMAN, B. J. Attaining Self-Regulation: A Social Cognitive Perspective. In M. Boekaerts, P. R. Pintrich, & M. Zeidner (Eds.), Handbook of Self-Regulation (pp. 13-39). Academic Press. 2000.

ZIMMERMAN, B. J. A Social Cognitive View of Self-Regulated Academic Learning. Journal of Educational Psychology, v. 81, n. 3, p. 329-339. 1989.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais