A Internet como ferramenta e recurso pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.61571/riec.v1i2.122Palavras-chave:
Educação Online, Internet, Educação, Competências Digitais, Tecnologia educacionalResumo
Este artigo examina profundamente o impacto da Internet na educação, destacando suas potencialidades transformadoras e delineando áreas cruciais para futuras pesquisas e aprimoramentos. Inicialmente, contextualiza-se a importância da tecnologia na educação, reconhecendo-a como uma força transformadora que amplia horizontes educacionais e prepara alunos para os desafios da sociedade contemporânea. A evolução do papel da Internet como ferramenta pedagógica é discutida, desde suas primeiras manifestações até as complexas plataformas educacionais online disponíveis hoje, ressaltando as oportunidades e desafios associados a essa transformação. Foi explorada a necessidade de competências digitais para professores e alunos, reconhecendo que a educação eficaz na era digital demanda uma compreensão profunda das tecnologias disponíveis e sua aplicação pedagógica, destacando-se ainda a importância do desenvolvimento profissional contínuo dos educadores para enfrentar desafios e explorar plenamente as possibilidades oferecidas pela Internet. Aplicações práticas na sala de aula, com a apresentação de diversas plataformas e estratégias pedagógicas que demonstram como a Internet pode ser um recurso dinâmico e interativo, também foram objeto de exposição. Destacaram-se ainda exemplos de sucesso, evidenciando a variedade de abordagens que podem ser adotadas para enriquecer a experiência educacional. Abordou-se os desafios e o futuro da educação online, reconhecendo que, embora a Internet ofereça oportunidades sem precedentes, também apresenta obstáculos significativos. Foram discutidas tendências futuras, como inteligência artificial, realidade virtual e gamificação, indicando um futuro promissor e dinâmico para a educação online, bem como sugestões para futuras pesquisas, enfatizando a importância de explorar as implicações pedagógicas e sociais da integração da Internet. O artigo espera contribuir para o diálogo contínuo sobre o papel da Internet na educação, destacando áreas-chave para avanços e melhorias.
Referências
ANDERSON, T. Teaching in an Online Learning Context, 2008.
BANDURA, A. Social learning theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1977.
BATES, A. W. Teaching in a Digital Age, 2019.
BERGMANN, J.; SAMS, A. Flip Your Classroom: Reach Every Student in Every Class Every Day, 2012.
BROWN, T. Design Thinking, 2008.
BRUNER, J. S. The Act of Discovery, 1961.
CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B; JOHNSON, C. W. Disrupting Class: How Disruptive Innovation Will Change the Way the World Learns. McGraw-Hill, 2008.
CLARK, R. E. Media Will Never Influence Learning. Educational Technology Research and Development, v. 42, n. 2, p. 21-29, 1994.
CLARK, A.; CHALMERS, D. The Extended Mind, 1988.
COLLINS, A.; HALVERSON, R. Rethinking Education in the Age of Technology: The Digital Revolution and Schooling in America, 2009.
COSTA JÚNIOR, J. F. et al. O futuro da aprendizagem com a Inteligência Artificial aplicada à Educação 4.0. RECHSO - Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais, V. 07. N.14, p. 01–28, 2023. DOI: 10.55470/rechso.00094. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/rechso/article/view/94. Acesso em 01 nov. 2023.
DEDE, C. Comparing frameworks for 21st century skills. In J. Bellance, & R. Brandt (Eds.), 21st century skills: Rethinking how students learn, p. 51-76. Bloomington, IN: Solution Tree Press, 2010.
DEDE, C. Immersive Interfaces for Engagement and Learning. Science, v. 323, n. 5910, p. 66–69, 2009.
DETERDING, S. et al. From Game Design Elements to Gamefulness: Defining "Gamification", 2011.
ERTMER, P. A., et al. Teacher beliefs and technology integration practices: A critical relationship. Computers & Education, v. 59. n. 2, p. 423-435, 2012.
FRIEDMAN, T. L. O Mundo é Plano - Uma História Breve do Século XXI, Editora Objetiva, 2005.
FULLAN, M. The New Meaning of Educational Change. New York: Routledge, 2007.
GARRISON, D. R.; VAUGHAN, N. D. Blended Learning in Higher Education: Framework, Principles, and Guidelines, 2008.
GEE, J. P. What Video Games Have to Teach Us About Learning and Literacy, 2003.
HATTIE, J. Visible Learning for Teachers: Maximizing Impact on Learning, 2012.
HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: Using Disruptive Innovation to Improve Schools, 2014.
JENKINS, H. Convergence Culture: Where Old and New Media Collide, 2006.
KAPP, K. M. The Gamification of Learning and Instruction: Game-Based Methods and Strategies for Training and Education, 2012.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What is technological pedagogical content knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: Por uma antropologia do ciberespaço, Edições Loyola, 1998.
MCGONIGAL, J. Reality Is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World, 2011.
MEANS, B.; BAKIA, M. Technology and Education Change: Focus on Student Learning. Journal of Research on Technology in Education, v. 42, n. 3, p. 285-307, 2010.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge, 2006.
PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Learning Together in Community: Collaborating Online, 2005.
PAPERT, S. Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. Basic Books, 1980.
Piaget, J. The Origins of Intelligence in Children. International Universities Press, 1952.
PIAGET, J. A psicologia da inteligência. Trad. Egléa de Alencar. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1958. 239p.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.
RHEINGOLD, H. Net Smart: How to thrive online. Cambridge: MIT Press, 2014.
RIBBLE, M. Digital Citizenship in Schools, 2015.
SELWYN, N. Schools and Schooling in the Digital Age: A Critical Analysis, 2010.
SHNEIDERMAN, B.; PLAISANT, C. Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction. Pearson/Addison Wesley, 2005.
SIEMENS, G.; BAKER, R. S. J. D. Learning Analytics and Educational Data Mining: Towards Communication and Collaboration, 2012.
SIEMENS, G. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, v. 2, n.1, p. 3-10, 2005.
THOMAS, J. W.; BROWN, D. F. A New Culture of Learning: Cultivating the Imagination for a World of Constant Change, 2011.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007. 182 p.
WARSCHAUER, M.; MATUCHNIAK, T. New Technology and Digital Worlds: Analyzing Evidence of Equity in Access, Use, and Outcomes, 2010.
WARSCHAUER, M. Technology and Social Inclusion: Rethinking the Digital Divide, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Internacional de Estudos Científicos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.