A inclusão de crianças com autismo no âmbito educacional: desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.61571/riec.v1i2.149Palavras-chave:
Educação inclusiva, Acessibilidade, Tecnologia, Práticas docentes, AprendizagemResumo
O presente trabalho vem trazer um estudo sobre a inclusão de crianças com autismo na escola. Algo que é discutido corriqueiramente nos dias atuais e está em constante transformação e desenvolvimento, principalmente entre os estudiosos da área, profissionais, pais e professores, e isso influencia nos parâmetros da educação, haja vista que a mesma não deve ser deixada de lado e nem tampouco estagnada no modelo tradicional. Este artigo tem o objetivo de gerar melhorias resultantes em alterações na forma de ensino que busca adequá-la às crescentes perspectivas do cotidiano. A inovação da educação escolar deve sempre se suceder, por conseguinte urge a necessidade de capacitar os docentes e familiares e obter ferramentas digitais oportunas para a prática em questão, além de manusear recursos necessários para sua realização. Salienta-se que sem a formação conveniente não há como o profissional mediar os ensinamentos, como também sem a disponibilização dos recursos essenciais não há possibilidade de promover a inclusão social e, consequentemente, fortalecer o processo de ensino-aprendizagem dos alunos que requerem atenção. O presente trabalho ostenta os frutos dos estudos realizados por meio de pesquisas bibliográficas, tais como: teses, artigos, livros e revistas. Tais estudos propiciaram resultados significativos acerca da concepção de utilizar as novas tecnologias no ambiente educacional favorecendo o trabalho do professor e de inserir a criança com autismo com mais autonomia, dignidade e protagonismo no ambiente escolar. Portanto, constata-se que as instituições de ensino devem acompanhar as mudanças hodiernas, acarretando assim a transformação nos modos de lecionar e na obtenção de conhecimento para saber lidar com problemas do cotidiano dessas crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Referências
ALTOÉ, A.; PENATI, M. M. O Construtivismo e o Construcionismo Fundamentado a Ação docente. In: ALTOÉ A.; COSTA, M. L. F.; TERUYA, T. K. Educação e Novas Tecnologias. Maringá: Eduem, 2005.
ARAÚJO, U. F. A. Construção de escolas democráticas: históricas sobre complexidade, mudanças e resistências. São Paulo: Moderna, 2002.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Linguagens, códigos e suas tecnologias: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais – PCNS+. Brasília: 2002.
CAMARGO, S. P. H.; BOSA, C. A.Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia & Sociedade, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 65-74. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/KT7rrhL5bNPqXyLsq3KKSgR. Acesso em 20 fev. 2023.
COSTA JÚNIOR, J. F. et al. Reflexões sobre as TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação e as Metodologias Ativas no processo de Ensino-aprendizagem. In: CAVALHEIRO, Claudionor Nunes; LIMA, Laise Katiane Alencar (orgs). Caminhos da Educação: Concepções e Desdobramentos - Volume 2. Formiga (MG): Editora MultiAtual, 2022. p.42-62. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717446. Acesso em 02 mai. 2023.
DUARTE, E. M. S. et al. Inclusão da criança com Transtorno de Espectro Autista (TEA) na escola. Revista Internacional de Estudos Científicos, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 166–184, 2023. DOI: 10.61571/riec.v1i1.147. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/riec/article/view/147. Acesso em 02 set. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à Prática Docente. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
SANTOS, M. M. B. et al. Lúdico na Educação Infantil: pontos e contrapontos. Revista Internacional de Estudos Científicos, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 118–132, 2023. DOI: 10.61571/riec.v1i1.142. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/riec/article/view/142. Acesso em 26 set. 2023.
VENTURI, J. J. Internet: ruptura nos consagrados modelos educacionais. Gazeta do Povo, Curitiba, 26 nov. 2013. Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/internet-ruptura-nos-consagrados-modelos-educacionais-41ydle5ivnvjwch166bxgetzi. Acesso em 10 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Internacional de Estudos Científicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.