A sala de leitura como espaço multifuncional: promovendo a motivação, a inclusão e o desenvolvimento de habilidades escolares
DOI:
https://doi.org/10.61571/riec.v1i2.150Palavras-chave:
Sala de Leitura, Motivação, Inclusão, Desenvolvimento de Habilidades, InterdisciplinaridadeResumo
Este artigo explora o papel crucial da sala de leitura como um espaço multifuncional na escola, destacando sua importância na promoção da motivação, inclusão e desenvolvimento de habilidades escolares. Inicialmente, discute-se a importância de um ambiente acolhedor e diversificado, que estimula o interesse dos alunos pela leitura e aprendizagem. Em seguida, são exploradas as teorias motivacionais, como a Teoria da Autodeterminação e a Teoria da Expectativa-Valor, que embasam estratégias práticas para motivar os alunos na sala de leitura, incluindo a promoção de escolhas significativas e a criação de um ambiente de apoio e colaboração. A inclusão de diferentes perfis de alunos na sala de leitura é enfatizada, destacando-se os desafios e estratégias para garantir que todos os alunos se sintam valorizados e apoiados em seu processo de aprendizagem. Além disso, o papel da sala de leitura no desenvolvimento de habilidades acadêmicas, como leitura, escrita, compreensão e análise crítica de textos, é discutido, juntamente com estratégias para promover essas habilidades de forma integrada e interdisciplinar. Por fim, é destacada a importância da sala de leitura como um espaço dinâmico de aprendizagem, que prepara os alunos para o sucesso acadêmico e pessoal, promovendo o desenvolvimento de leitores competentes, pensadores críticos e cidadãos engajados.
Referências
BERENBLUM, A.; PAIVA, J. Por uma política de formação de leitores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=48341-por-politica-formacao-leitores-1&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=3019. Acesso em: 3 nov. 2023.
COSTA JÚNIOR, J. F. A importância da educação como ferramenta para enfrentar os desafios da sociedade da informação e do conhecimento. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 127–144, 2023. DOI: https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.97. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/97. Acesso em: 30 out. 2023.
COSTA JÚNIOR, J. F. et al,. Os impactos da leitura na cognição e no desenvolvimento do pensamento crítico . RECHSO - Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais, V. 07. N.14, p. 01–24, 2023. DOI: https://doi.org/10.55470/rechso.00106. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/rechso/article/view/106. Acesso em: 18 nov. 2023.
FARRALL, M. L. Reading assessment: Linking language, literacy, and cognition. John Wiley & Sons, 2012.
BEANE, J. Curriculum Integration and the Disciplines of Knowledge. Phi Delta Kappa, p. 616-622, 1995.
DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. Springer Science & Business Media, 1985.
DUKE, N. K.; PEARSON, P. D. Effective practices for developing reading comprehension. In A. E. Farstrup & S. J. Samuels (Eds.), What research has to say about reading instruction (3ª ed., p. 205-242). International Reading Association, 2002.
FINK, L. D. Creating significant learning experiences: An integrated approach to designing college courses. Jossey-Bass, 2003.
GRAVES, D. H. Writing: Teachers & children at work. Heinemann, 2003.
MCLAUGHLIN, M.; ALLEN, M. B. Guided comprehension: A teaching model for grades 3–8. International Reading Association, 2002.
NOVAIS. L. F. et al. Promovendo o hábito de leitura entre os alunos: estratégias e desafios. RECHSO - Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais, V. 07. N.14, p. 01–26, 2023. DOI https://doi.org/10.55470/rechso.00102. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/rechso/article/view/102. Acesso em: 02 nov. 2023.
OLIVEIRA, L. C. F. et al. A importância da leitura na formação de uma aprendizagem significativa. Revista Internacional de Estudos Científicos, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 71–97, 2023. DOI: 10.61571/riec.v1i2.117. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/riec/article/view/117. Acesso em: 10 nov. 2023.
PINTRICH, P. R. A motivational science perspective on the role of student motivation in learning and teaching contexts. Journal of Educational Psychology, v. 95, n. 4, p. 667-686, 2003.
RIO DE JANEIRO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Multieducação:Sala de Leitura. 2.ed. Rio de Janeiro, 2007. (Série Temas em Debate). Disponível em: http://www0.rio.rj.gov.br/sme/downloads/multieducacao/SalaLeitura.pdf. Acesso em: 02 out. 2023.
SALEND, S. J. Creating inclusive classrooms: Effective, differentiated and reflective practices. Pearson, 2016.
SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Sala de leitura: vivências, saberes e práticas. –São Paulo: SME / COPED, 2020. Disponível em: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/Saladeleitura_PORTAL-1_12.pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.
TOMLINSON, C. A. The differentiated classroom: Responding to the needs of all learners. ASCD, 2014.
WIGFIELD, A.; GUTHRIE, J. T. Relations of children's motivation for reading to the amount and breadth of their reading. Journal of Educational Psychology, v. 89, n. 3, p. 420-432, 1997.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Internacional de Estudos Científicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.