Inovação na educação: como projetos pedagógicos podem empoderar os alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61571/riec.v2i1.151

Palavras-chave:

Projetos Pedagógicos, Inovação na Educação, Empoderamento dos Alunos, Aprendizagem Significativa, Papel do Educador

Resumo

O artigo aborda a importância dos projetos pedagógicos inovadores na promoção do empoderamento dos alunos. Inicialmente, discute-se a relevância da inovação na educação e como os projetos pedagógicos podem capacitar os alunos ao proporcionar uma aprendizagem significativa e contextualizada. Em seguida, são exploradas estratégias e desafios na concepção e implementação desses projetos, destacando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar, formação profissional e enfrentamento da resistência à mudança. Além disso, o papel do educador como facilitador do processo de empoderamento dos alunos é examinado, ressaltando a importância de criar um ambiente inclusivo e estimulante. O destaque é dado à capacidade dos projetos pedagógicos de promover a autonomia dos alunos, desenvolvendo habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração. Conclui-se que os projetos pedagógicos são fundamentais para preparar os alunos para os desafios do século XXI, capacitando-os a se tornarem cidadãos críticos, ativos e eficazes. Essa abordagem não apenas enriquece a experiência educacional, mas também valida as identidades e perspectivas individuais dos alunos, promovendo a autoconfiança e a autoestima. Em suma, os projetos pedagógicos representam uma ferramenta poderosa para transformar a educação e promover o empoderamento dos alunos.

Referências

BANDURA, A. Self-efficacy: The exercise of control. New York: W. H. Freeman and Company, 1997.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Flip Your Classroom: Reach Every Student in Every Class Every Day. International Society for Technology in Education. 2012.

BLUMENFELD, P. C. et al. Motivating project-based learning: Sustaining the doing, supporting the learning. Educational psychologist, v. 26, n. 3-4, p. 369-398, 1991.

Brown, T. Design thinking. Harvard Business Review, v. 86, n. 6, p. 84-92, 2008.

Burgess, D. Teach like a pirate: Increase student engagement, boost your creativity, and transform your life as an educator. San Diego, CA: Dave Burgess Consulting, Inc, 2015.

COSTA JÚNIOR, J. F. et al. As Metodologias Ativas no processo de Ensino/Aprendizagem e a autonomia docente: um breve estudo sob a ótica de John Dewey. In: SILVEIRA, Resiane Paula de (org.). Traços e Reflexões: Educação e Ensino - Volume 5. Formiga: Editora Uniesmero, 2022. p.43-63. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.7490522. Acesso em: 18 mar. 2024.

COSTA JÚNIOR, J. F. et al. Metodologias Ativas de Aprendizagem e a Promoção da Autonomia do Aluno. RECHSO - Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais, V. 07. N.13, p. 01–23, 2023. DOI: 10.55470/rechso.00092. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/rechso/article/view/92. Acesso em 01 mar. 2024.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic Motivation and Self-Determination in Human Behavior. Springer Science & Business Media. 1985.

DEWEY, J. Experience and education. New York: Collier Books, 1938.

DEWEY, J. Democracy and Education: An Introduction to the Philosophy of Education. Macmillan. 1916.

FULLAN, M. The new meaning of educational change (4 ed.). Teachers College Press, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra, 1970.

FREIRE, K. M. A. et al. A Aprendizagem Significativa e a formação de professores reflexivos e críticos. Revista Internacional de Estudos Científicos, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 150–171, 2023. DOI: 10.61571/riec.v1i2.121. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/riec/article/view/121. Acesso em: 7 fev. 2024.

GAY, G. Culturally responsive teaching: Theory, research, and practice. Teachers College Press. 2018.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T. An educational psychology success story: Social interdependence theory and cooperative learning. Educational Researcher, v. 38, n. 5, p. 365-379. 2009.

KILPATRICK, W. H. The project method: The use of the purposeful act in the educative process. Teachers College Record, v. 19, n. 4, p. 319-335, 1918.

KUHLTHAU, C. C. Seeking Meaning: A Process Approach to Library and Information Services. Portal: Libraries and the Academy, v. 4, p. 440-441, 2004.

THOMAS, J. W. A Review of Research on Project-Based Learning. Autodesk Foundation. 2000.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente, São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

08-05-2024

Como Citar

Machado, L. M. M. de A., & Costa, R. F. T. (2024). Inovação na educação: como projetos pedagógicos podem empoderar os alunos. Revista Internacional De Estudos Científicos, 2(1), 108–125. https://doi.org/10.61571/riec.v2i1.151

Edição

Seção

Artigos