Formação continuada do docente para trabalhar ludicidade na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61571/riec.v2i1.146

Palavras-chave:

Formação Continuada, Capacitação, Ludicidade, Educação Infantil, Sala de aula

Resumo

Esse artigo tem como tema central a formação continuada do docente como capacitação para trabalhar com a ludicidade na Educação Infantil. Tem como objetivo geral promover a reflexão sobre a importância da ludicidade na aprendizagem. Como metodologia se recorreu à pesquisa bibliográfica, buscando recursos em vários autores que se referiram ao verdadeiro sentido da brincadeira dentro da visão de diferentes estudiosos sobre o assunto. Dessa forma, na formação de profissionais para trabalharem com as competências voltadas à educação infantil, deve ser investido mais em aulas práticas, com disciplinas de caráter lúdico, pois a formação do educador focada no resultado da interação, resultará em sua prática em sala de aula.

Referências

BORBA, A. M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: Brasil MEC/ SEB. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade/ organização Jeanete Beauchamp, Sandra Denise pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2013.

CHATEAU, J. O Jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

COSTA JÚNIOR, J. F. et al. Aprendizagem significativa e desenvolvimento de competências para o século XXI. RECHSO - Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais, V. 07. N.14, p. 01–21, 2023. DOI: 10.55470/rechso.00095. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/rechso/article/view/95. Acesso em 02 jan. 2024.

CUNHA, F. I. J. et al. Formação continuada de docentes na Educação Básica: uma revisão sistemática. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, e10511729383, 2022.

FERREIRA, N. S. C. (org). Gestão da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo : Cortez, 2002.

FERREIRA, R. G. A importância do brincar na educação infantil, 2009. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-de-brincar-na-educacao-infantil/11903. Acesso em 16 jan. 2023.

FRIEDMANN, A. O brincar na educação infantil: observação, adequação e inclusão / Adriana Friedmann. – 1. Ed. – São Paulo: Moderna, 2012.

KISHIMOTO, T. M. (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MALUF, A. C. M. Brincar, prazer e aprendizado. Petrópolis: Vozes, 2009.

MORENO, G. L.; PASCHOAL, J. D.; OLIVEIRA, M. R. F. de. O lúdico na formação continuada das professoras de educação infantil. Educere. V Seminário Internacional sobre a profissionalização docente. PUC, 2015.

OLIVEIRA, M. N. de. A formação continuada e o uso das tecnologias da comunicação e informação na construção de novas práticas pedagógicas. Revista Internacional de Estudos Científicos, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 133–148, 2023. DOI: 10.61571/riec.v1i1.109. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/riec/article/view/109. Acesso em: 15 jan. 2024.

OLIVEIRA, Z. M. R. de. O currículo na educação infantil: o que propõem as novas diretrizes nacionais? Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais, Belo Horizonte, nov. 2010. Disponível em: http://guia.amavi.org.br/sistemas/pagina/setores/educacao/freiavi/arquivos/2014/O_Curriculo_na_Educacao_Infantil.pdf. Acesso em: 16 jan. 2023.

OLIVEIRA, Z. M. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre : Artes Médicas, 2000.

REALE, A. M. de M. R et al. O desenvolvimento de um modelo construtivo-colaborativo de formação continuada centrado na escola: relato de experiência. Caderno CEDES, São Paulo, n.36, p.65-66, set. 1995.

RIZZO, G. Creche, organização, montagem e funcionamento. 3ª Edição. Rio de Janeiro, RJ: Francisco Alves, 1991.

SANTOS, M. P. S. (org.). O lúdico na formação do Educador. 7. Ed. Petrópolis, RJ: vozes. 2007.

SANTOS, M. M. de B. et al. Lúdico na Educação Infantil: pontos e contrapontos. Revista Internacional de Estudos Científicos, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 118–132, 2023. DOI: 10.61571/riec.v1i1.142. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/riec/article/view/142. Acesso em: 12 jan. 2024.

SILVA, N. Z. da. A importância do lúdico na Educação Infantil. 2014. 33 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.

SILVA, M. W. P. da. Brincadeiras populares na educação Infantil: um resgate importante no processo de ensino e aprendizagem / Maria Willinayane Pereira da Silva, 2019.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2003.

TOZETTO, S. S. (2010). Trabalho docente: saberes e práticas. Editora CRV.2010;

TOZETTO, S. S., BULATY, A. A história da formação de professores frente aos saberes e ao trabalho docente. In: Raiman, A. (Org.). A graduação e a formação de professores: elementos implicadores da formação. Pacto Editorial, 2015.

Downloads

Publicado

12-04-2024

Como Citar

Vale, M. do P. S. D. do. (2024). Formação continuada do docente para trabalhar ludicidade na educação infantil. Revista Internacional De Estudos Científicos, 2(1), 65–80. https://doi.org/10.61571/riec.v2i1.146

Edição

Seção

Artigos